Como curar terçol?

Perguntado por: dmartins7 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.3 / 5 11 votos

O tratamento recomendado de início pode ser simples: basta aplicar uma compressa morna no local por 10 minutos, 10 vezes ao dia. Ou pode ser complexo, mas claro, tudo dependerá da avaliação do seu oftalmologista.

Uma compressa quente é a maneira mais eficaz de tratar um terçol. O calor ajuda a dissolver o pus e o óleo, de modo que possa drenar naturalmente.

O hordéolo é causado por uma infecção bacteriana, geralmente por estafilococos. Essas bactérias estão presentes na flora normal do olho e, quando ocorre um desequilíbrio, podem causar terçol, conjuntivite e outras condições.

O surgimento do terçol pode ter como causa uma infecção bacteriana que é quando uma bactéria fica alojada dentro da glândula. Isso traz problema nas pálpebras e o surgimento temporário do terçol que dura em torno de 3 a 4 dias e pode desaparecer sozinho ou não.

Ele também recomenda a alternância de compressas mornas e geladas para diminuir o inchaço e a vermelhidão do rosto ou da região do olho atingido. Quando o terçol não drena dentro de uma ou duas semanas é preciso intervenção cirúrgica.

Para desinflamar o terçol é necessário fazer compressas de água morna para drenar o pus e aliviar o inchaço. O calor da água morna irá ajudar na drenagem do pus caso haja infecção e reduzir a inflamação.

Cuidados do Terçol
Não utilize cosméticos na pálpebra durante o tratamento do terçol, evite a maquiagem e deixe de usar as lentes de contato no olho afetado.

O mito tem resistido à passagem do tempo, provavelmente por permitir obter resultados positivos, em alguns casos, já que o calor local é a base do tratamento. Mas a mezinha não é de todo aconselhada pelos médicos. Usar a aliança pode queimar a pele e o uso de compressas mornas consegue um melhor efeito.

As compressas mornas, na verdade, diminuem o inchaço, porque o calor ajuda a drenar a secreção que forma o terçol. No entanto, elas não precisam ser de chá; o ideal, inclusive, é que sejam feitas com uma gaze e água morna. A dica é aplicar a compressa sobre a lesão por 10 a 15 minutos, de 3 a 4 vezes ao dia.

O terçol costuma durar em média de 3 a 4 dias, e some com a ajuda de compressas de água filtrada morna ou soro fisiológico no decorrer do dia, massagem no local do terçol com a mão limpa e auxilio de xampus com pH neutro.

Reforce que não se deve furar ou espremer o terçol, bem como não utilizar colírios sem consultar um médico. Se o paciente tem hordéolos com frequência, reforce as recomendações sobre a importância da higiene para ajudar a prevenir o aparecimento de novas lesões.

Quem tem terçol pode trabalhar? O paciente com terçol não precisa se afastar de suas atividades diárias, salvo raras exceções, na qual apresente sintomas sistêmicos que o incapacite, como febre alta ou dor local de grande intensidade e acometimento .