Como fazer compressa quente?

Perguntado por: rmodesto2 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 18 votos

Molhe a toalha na água quente, torcendo o excesso. Dobre a toalha em um quadrado e aplique na área que está com dor. Segure a toalha na pele por até 20 minutos de cada vez.

A compressa quente é um jeito simples e rápido aliviar dores, sendo que pode ser feita de maneira caseira, com um pano e água morna, ou utilizando uma bolsa pronta.

A compressa fria serve como analgésico e a compressa morna serve como anti-inflamatório. Então ela pode ser usada em várias situações críticas em que possa haver dor e como coadjuvante no tratamento de várias doenças.

Compressa quente
Ao invés de contrair os vasos, ela dilata, aumentando o fluxo sanguíneo. “Esse efeito acaba contendo o processo inflamatório, pois a grande quantidade de sangue correndo nos vasos acaba recolhendo e purificando os líquidos que vazaram e se acumularam em torno da região afetada após o trauma”.

A compressa morna pode ser utilizada de 3 a 4 vezes ao dia, durante 10-15 minutos cada vez. Ela sempre deve estar enrolada em uma fralda de pano ou em um tecido fino, para evitar queimaduras.

Já para a compressa quente, coloque água morna em um saco especial, enrolado em uma fralda de pano ou outro tecido fino para não queimar a pele. Essa compressa pode ser utilizada de 3 a 4 vezes ao dia, durante 15 a 20 minutos.

A técnica é indicada para infecções, distensões, inflamação e dores de cabeça causadas por tensão nervosa ou muscular.

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

O gelo deve ser utilizado quando há inflamação. Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

Se a compressa fria diminui a circulação sanguínea, a compressa morna faz o completo oposto. Estimulando a circulação, a compressa quente dilata os vasos sanguíneos promovendo o relaxamento muscular e pode ser usada para dores na coluna, hematomas na pele, espinhas, furúnculos e torcicolos.

A contraindicação para o seu uso é em casos de febre, pois pode elevar ainda mais a temperatura corporal. Da mesma forma que a compressa fria, a quente pode ser utilizada por cerca de 15 a 20 minutos, sempre enrolada em uma fralda ou pano fino para evitar contato direto com a pele, e assim, queimaduras.

Além de aumentar o fluxo sanguíneo, ela propiciará o aumento da mobilidade e o relaxamento dos músculos. Para a compressa quente, aqueça água em uma temperatura que a pele possa suportar e aplique sobre a região dolorida. Faça a compressa por 15 a 20 minutos, de três a quatro vezes por dia.

Compressas frias (gelo) ou quentes
São excelentes analgésicos locais e podem ajudar bastante no tratamento da dor. No caso da fria, é indicada após quedas, pancadas ou lesões nas articulações. Atua contraindo os vasos e diminuindo o fluxo sanguíneo local, o que reduz inchaços e hematomas.

Distribua o calor antes de aplicar, pois o aquecimento pode não ser uniforme. Em seguida, coloque em uma capa ou envolva em uma toalha, aplicando na região desejada. A aplicação deste produto, seja quente ou frio, é recomendada por aproximadamente 20 minutos ou conforme orientação de um profissional da saúde.

Como fazer compressa quente
Basta aplicar a compressa no local, de 3 a 4 vezes ao dia, durante 15 a 20 minutos.

Para usar a bolsa térmica para compressas quentes é recomendado ferver 3 litros de água no fogo ou micro-ondas e, após desligar o fogo, mergulhar a bolsa na água quente durante 3 a 5 minutos, até que a temperatura desejada seja alcançada.