Como tratar o pâncreas naturalmente?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

6 hábitos que auxiliam a manter a saúde do pâncreas

  1. Não fume. O cigarro conta com mais de 4 mil substâncias cancerígenas em sua composição. ...
  2. Coma mais vegetais crucíferos. Você sabe o que são vegetais crucíferos? ...
  3. Evite alimentos processados. ...
  4. Evite o consumo de álcool. ...
  5. Diminua a ingestão de açúcar. ...
  6. Mantenha o peso ideal.

O consumo de vegetais como brócolis, couve-flor e repolho é benéfico para o pâncreas, protegendo o órgão de tumores. O ideal é preparar os vegetais no vapor e consumi-los duas vezes por semana. Entre os inúmeros malefícios do cigarro, os danos ao pâncreas podem ser muito elevados.

O chá de alecrim e sálvia é bom para aliviar sintomas de dor no pâncreas, pois o alecrim presente no chá possui efeitos de relaxamento muscular, o que pode ajudar contra dores e outros problemas que geram desconforto na região do pâncreas.

Chá-verde

Chá-verde: limpa o pâncreas; Infusão de alcaçuz: ajuda a digerir os alimentos ; Chá de quebra-pedra: ajuda a combater pedras nos rins.

Chás e suas funções

  1. Chá de gengibre: desinflama, depura o organismo, é sedativo e antioxidante;
  2. Chá-verde: limpa o pâncreas;
  3. Infusão de alcaçuz: ajuda a digerir os alimentos ;
  4. Chá de quebra-pedra: ajuda a combater pedras nos rins.

Limão. O limão, por se tratar de uma fruta ácida, auxilia na produção de enzimas digestivas, garantindo um bom funcionamento tanto do sistema digestivo, quanto do pâncreas. Por se tratar de uma fruta versátil, pode ser preparada de várias formas, sendo geralmente consumida em forma de sucos e sobremesas.

vitamina D

Uma nova pesquisa sugere que a vitamina D pode ter propriedades de proteção para as células beta das pâncreas.

Algumas medicações cardiovasculares já foram imputadas como causa de pancreatite aguda. Exemplos: furosemida, hidroclorotiazida, enalapril, sinvastatina.

Pancreatite aguda: é uma inflamação súbita do pâncreas. Neste caso, o paciente apresenta um aumento do tamanho do órgão, causado pela inflamação e pode sentir uma dor repentina e intensa. Se não for tratada, pode prejudicar o pâncreas e outros órgãos vitais, correndo risco de levar a óbito.

A prática de exercícios aeróbicos também pode ajudar a prevenir ou controlar o distúrbio. Tanto a redução de peso como a atividade física atuam permitindo melhor ação da insulina.

Dor. Normalmente a dor surge na parte superior do abdômen e atrás do estômago, do lado esquerdo, debaixo da costela, e a sensação é de ardência. A dor pode ser mais forte depois do paciente ingerir algum alimento, e costuma ser mais intensa se é ingerido alto teor de gordura.

Feijões, grão-de-bico, lentilha e ervilha são ricos em proteínas e possuem baixo teor de gorduras saturadas. O excesso de gorduras saturadas na alimentação sobrecarrega o pâncreas. Couve, repolho, brócolis, nabos, mostarda, entre outros, são ricos em nutrientes e ajuda a proteger a atividade pancreática.