Como tratar HDL alto?

Perguntado por: amenezes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 16 votos

O uso de gorduras insaturadas encontrada nos óleos de oliva, óleo de canola, azeitonas, abacate, castanha, nozes e amêndoas são indicados, pois reduzem o colesterol total sem diminuir o HDL- colesterol. Nos casos de sobrepeso ou obesidade a ingestão deverá ser controlada, pois estes alimentos são altamente calóricos.

A doença costuma ser diagnosticada quando níveis de colesterol HDL elevados são encontrados durante um exame de sangue de rotina. As pessoas afetadas não apresentam sintomas. Nenhum tipo de tratamento é necessário.

Os fibratos que os médicos podem prescrever para controlar o colesterol alto são:

  1. fenofibrato;
  2. genfibrozila;
  3. bezafibrato;
  4. ciprofibrato;
  5. clofibrato.

Ou seja, comparado a níveis de HDL entre 40-60 mg/dL, aqueles com valores mais baixos (≤30 mg/dL) ou mais elevados (>80 mg/dL) apresentaram risco significativamente maior de morte cardiovascular e morte por todas as causas.

Um novo estudo mostrou que níveis muito altos do colesterol HDL podem aumentar o risco de morte prematura. Há explicação para isso. Receber do médico ou do laboratório a notícia de que os níveis de colesterol bom, o chamado HDL, estão bem, é uma das maiores alegrias para quem preza e cuida de saúde.

"Surpreendentemente, nós descobrimos que tanto o nível elevado quanto o baixo de colesterol HDL gera um grande perigo de hospitalização por causa de infecções", afirmou Børge Nordestgaard cientista da Universidade de Copenhague (Dinamarca) e um dos autores do estudo.

Valores de colesterol HDL e LDL
Menor que 100 mg/dL: ótimo. Entre 101 e 130 mg/dL: normal. Entre 131 e 160 mg/dL: normal/alto. Entre 161 e 190 mg/dL: alto.

vitamina B

Garantir quantidades suficientes de HDL no sangue depende de um estilo de vida saudável, e, segundo um novo estudo feito na Faculdade de Medicina da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, um bom caminho para conquistar o bom colesterol é consumir mais vitamina B.

O que fazer para diminuir o LDL

  1. Fazer exercício físico regularmente. ...
  2. Comer alimentos ricos em fitoesterois e fitoestanóis. ...
  3. Aumentar a ingestão de fibra. ...
  4. Consumir alimentos probióticos. ...
  5. Beber chá verde diariamente. ...
  6. Consumir gorduras saudáveis. ...
  7. Comer mais alho. ...
  8. Beber suco de berinjela.

Apesar de o colesterol alimentar estar relacionado à elevação do colesterol no sangue, os maiores vilões para que isto ocorra são grande ingestão das gorduras trans e gorduras saturadas, menor participação de alimentos fontes de colesterol como o ovo e o camarão.

A LDL carrega o colesterol do fígado para as artérias. Dessa forma, quanto mais alto LDL-colesterol, ou seja, o colesterol carregado pelas LDL, e mais baixo o HDL-colesterol (aquele carregado pelas HDL) maior será o risco de doenças cardiovasculares, o contrário com raríssimas exceções também é verdade.

O colesterol bom, também conhecido como colesterol HDL, é um tipo de colesterol importante para o bom funcionamento do corpo, pois atua no processo de eliminação de gorduras do organismo, ajudando a prevenir doenças do coração.

A sigla HDL significa High Density Lipoproteins. Traduzindo: lipoproteínas de alta densidade. O HDL tem como principal função a absorção dos cristais do colesterol depositados nas artérias. Ao fazer isso, a lipoproteína leva a gordura de volta ao fígado, onde será eliminada.

O colesterol alto é causado quando o fígado produz mais colesterol do que o necessário. Isso ocorre quando consumimos alimentos com alto teor de gordura, o que leva à alteração do nível normal para um que não é saudável. O colesterol é um dos maiores inimigos da saúde de muitas pessoas.

A resposta é sim, segundo especialistas, o ovo é um alimento nutritivo e, uma unidade do alimento, concentra 13 vitaminas e minerais essenciais e seis gramas de proteína de alta qualidade, por 70 calorias.

Segundo um estudo, feito em 2017, citado pela Healthline, existe uma ligação entre a psoríase o colesterol alto. Caso não saiba, trata-se de um problema de pele que provoca manchas vermelhas, que fazem comichão, na pele devido à “renovação incomumente rápida das células da pele”, diz a plataforma.