Como tirar a cárie no dente caseiro?

Perguntado por: isanches . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

Não é possível tirar a cárie do dente com um método caseiro. A cárie dental é um problema que causa danos à estrutura do dente e que deve ser tratado com restaurações e limpezas realizadas por dentistas.

Essa remoção pode ser feita através de uma broca dentária, um laser ou até mesmo um gel papacárie. Além disso, em caso de uso de gel, o dentista limpa o dente com uma cureta ou raspa a área com um motorzinho.

A mais conhecida delas é a que usa uma mistura de água, suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio para fazer bochechos. Essa técnica promete amolecer essa placa endurecida, facilitando sua remoção durante a escovação.

O tratamento dessas manchas pretas nos dentes, caso seja cárie, consiste na obturação. Nesse processo, o tecido infectado é eliminado e o dente é recoberto com uma substância, que pode ser amálgama, resina, porcelana ou ouro.

Quais são os tratamentos para dente podre? Obturação, restauração, canal, coroas, extração: todos esses procedimentos podem ser usados para tratar ou eliminar o dente cariado.

De acordo com a especialista, é muito difícil mensurar o tempo que a lesão cariosa leva para destruir o dente, pois existem muitos fatores que influenciam o avanço da infecção. Ainda assim, para que o dano se torne realmente considerável, o paciente costuma passar vários meses e até anos com o dente cariado.

A cárie profunda pode causar muitos transtornos como uma intensa dor no local afetado. A cárie superficial ela pode fazer com que haja dor na região, mas a cárie profunda faz com que essa dor seja muito mais intensa. Além da dor, outro problema mais grave que pode ser causado é a perda do dente.

Dente podre é um nome popular dado aos dentes com cárie profunda ou casos de perda óssea. A extração de dentes com cárie é a última alternativa, quando não há mais possibilidade de reparação ou concerto do dente. O valor médio desse procedimento é entre R$ 100,00 e R$300,00 por dente.

O bicabornato também pode atuar como um agente neutralizante, pois o seu pH é muito próximo a 7, que é o mais neutro. Ao entrar em contato com o dente, o bicabornato reduz a alcalinidade e a acidez, além de limpar resíduos dos dentes, auxiliando no hálito e em tratamentos como o de tártaro.

Todos temos a presença natural de micro-organismos na boca — é a chamada microbiota normal. O aumento descontrolado dessa colônia de bactérias provoca a cárie. E esse desequilíbrio da microbiota pode ocorrer por muitos fatores, desde má alimentação e higiene insuficiente até contágio entre pessoas próximas.