Como surgiu o valor de Pi?

Perguntado por: ofelix . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 2 votos

A constante π foi encontrada quando tentava-se calcular a razão entre o comprimento da circunferência o seu diâmetro. Acontece que um círculo nunca havia sido medido com a precisão necessária, logo, ao fazer essa divisão, os povos perceberam que o valor do cálculo sempre se aproximava de uma constante.

É denominado de Constante de Arquimedes. Isso porque foi o matemático Arquimedes a primeira pessoa a calcular e obter a razão entre o perímetro e o diâmetro. Mas depois de Arquimedes, o cientista Ptolomeu conseguiu se aproximar ainda mais do valor de Pi. O número Pi é infinito.

Os primeiros estudos sobre essa constante foram feitos por Arquimedes na Antiguidade. Tanto que uma de suas nomenclaturas é a Constante de Arquimedes. A letra grega que o representa, como conhecemos hoje, o π, foi introduzida por William Jones, em 1707.

Essa data foi escolhida porque sua representação numérica no calendário norte-americano é 3/14, que seria uma referência ao 3,14 — os três primeiros dígitos do número de Pi.

Como é calculado? O valor de Pi representa o cálculo da divisão entre o valor do perímetro e do diâmetro de um círculo, isto é, π = perímetro/diâmetro. O perímetro de um círculo é a medida de sua volta (comprimento).

Pi é um número irracional, ou seja, ele tem infinitas casas decimais, que não formam uma dízima periódica. Sendo assim, não é possível escrevê-lo na forma de uma fração com numerador e denominador inteiros.

O número π possui grande importância na matemática, sendo utilizado, principalmente, para cálculos envolvendo figuras geométricas que possuem formas circulares, como a área do círculo, o comprimento da circunferência, o volume e a área de cilindros, cones, esferas, tronco de cone, entre outros sólidos geométricos.

Provavelmente inventada a 3500 a.C., na região da Suméria ou Mesopotâmia (apesar de controvérsias entre alguns pesquisadores), a roda tornou o transporte mais fácil e rápido, além de contribuir para transformar as primeiras aglomerações humanas em cidades maiores.

Quando o comprimento da circunferência é dividido pela medida do seu diâmetro, o valor obtido sempre poderá ser arredondado para 3,14.

Exemplo

FórmulaDescrição (resultado)R esultado
=RAIZPI(1)Raiz quadrada de pi.1,772454
=RAIZPI(2)Raiz quadrada de 2 * pi.2,506628

O valor do Pi foi recalculado. O 'novo' Pi tem agora 31 trilhões de dígitos, novo recorde em quantidade de algarismos. O recorde anterior estipulava um Pi com 22 trilhões de dígitos. A dona da façanha é Emma Haruka Iwao, funcionária do Google no Japão.

O número π foi calculado com uma precisão de 62,8 trilhões de casas decimais! 1. Esse recorde mundial foi batido no dia 14/08/2021 pela Universidade de Ciências Aplicadas de Graubünden (Grisons em inglês, um cantão da Suiça).