Porque o pi não é racional?

Perguntado por: aduarte4 . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.3 / 5 18 votos

Pi é um número irracional, ou seja, ele tem infinitas casas decimais, que não formam uma dízima periódica. Sendo assim, não é possível escrevê-lo na forma de uma fração com numerador e denominador inteiros.

Entretanto, pi é um número irracional. Isso significa que não pode ser expresso na forma de fração, é decimal e suas casas decimais são infinitas e (até onde são conhecidas) não seguem um padrão como o das dízimas periódicas.

Johann Heinrich Lambert

A irracionalidade de π foi demonstrada pela primeira vez, ainda no século XVIII, pelo ma- temático francês Johann Heinrich Lambert.

A constante π foi encontrada quando tentava-se calcular a razão entre o comprimento da circunferência o seu diâmetro. Acontece que um círculo nunca havia sido medido com a precisão necessária, logo, ao fazer essa divisão, os povos perceberam que o valor do cálculo sempre se aproximava de uma constante.

Essa data foi escolhida porque sua representação numérica no calendário norte-americano é 3/14, que seria uma referência ao 3,14 — os três primeiros dígitos do número de Pi.

O número pi representa o valor da razão entre o perímetro (p) e o diâmetro (d) de uma círculo qualquer (p/d = 3,1415...). Ou seja, esse valor permanecerá o mesmo independentemente do tamanho da circunferência, que pode ser uma moeda, uma roda de carro, um cd, etc.

Chamado também de constante π, o seu valor é de aproximadamente 3,14159265358979323846… Note que essa é uma sequência infinita de números. Ao realizar cálculos envolvendo a constante π, é bastante comum utilizarmos aproximações dele, como 3,14 ou 3,1 ou até mesmo 3.

Arquimedes

Os primeiros estudos sobre essa constante foram feitos por Arquimedes na Antiguidade. Tanto que uma de suas nomenclaturas é a Constante de Arquimedes. A letra grega que o representa, como conhecemos hoje, o π, foi introduzida por William Jones, em 1707. O dia do Pi foi criado em 14 de março de 1988.

Número racional e irracional
Vale lembrar que se trata de conceitos diferentes, já que o número racional é aquele que pode ser representado como uma fração, e o irracional é um número que não pode ser representado como uma fração; é impossível que um número seja irracional e racional ao mesmo tempo.

Números irracionais são aqueles que não podem ser escritos sob a forma de razão entre dois números inteiros. Segundo a história que se tem sobre tais números Pitágoras afirmava, devido a sua prática de associar figuras geométricas com números, que alguns comprimentos não poderiam ser expressos por um número inteiro.

Pi é um número irracional. Não segue nenhum padrão e tem um número infinito de cifras”, explica Cilleruelo. E como um número irracional e eterno que é, Pi seria incalculável. Portanto, seria impossível saber seu valor exato.

Por volta do séc. III a.C. o grande matemático grego Arquimedes começou por calcular o perímetro de dois hexágonos, um inscrito e outro circunscrito numa circunferência. Ao aumentar o número de lados do polígono, até chegar aos 96 lados, conseguiu uma aproximação para o valor do pi igual a .

Os seus primeiros registros na humanidade, encontram-se no Egito, no Papiro de Rhind (1.700 a.C.). Vários matemáticos tentaram calcular essa constante, como Arquimedes, Ptolomeu, Tsu Ch'ung Chih, Aryabahta e o holandês Ludolph van Ceulen (sec. XV) que calculou o PI com até 35 casas decimais.

O número π foi calculado com uma precisão de 62,8 trilhões de casas decimais! 1. Esse recorde mundial foi batido no dia 14/08/2021 pela Universidade de Ciências Aplicadas de Graubünden (Grisons em inglês, um cantão da Suiça).

Exemplo

FórmulaDescrição (resultado)R esultado
=RAIZPI(1)Raiz quadrada de pi.1,772454
=RAIZPI(2)Raiz quadrada de 2 * pi.2,506628

Pi é o resultado da divisão do comprimento da circunferência pelo diâmetro dela. Para a resolução de cálculos, são usadas as aproximações com duas ou quatro casas (3,14 ou 3,1416), mas os estudiosos já conhecem mais de 5 bilhões de casas.