Como ensinar probabilidade no ensino fundamental?

Perguntado por: dfernandes9 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 5 votos

Analisem situações para construir a ideia de chance; Ampliem o vocabulário próprio da probabilidade; Reconheçam e analisem espaços amostrais em situações que envolvam a probabilidade; Relacionem a quantificação de probabilidades à razão entre os casos favoráveis e os casos possíveis (visão clássica).

A sugestão é que o professor trabalhe situações práticas como: jogos de azar (dados e cartas), bingos, loterias entre outros casos que envolvam chances de eventos ocorrerem. Devemos explicar aos alunos o que é espaço amostral e evento. Espaço amostral é o conjunto universo de todos os possíveis casos prováveis.

Probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Resultados mais próximos de 1 têm mais chances de ocorrer.

A probabilidade é um ramo da matemática que estuda maneiras de como estimar a chance de um determinado evento acontecer. Por exemplo, imagine que tenhamos uma urna com 10 bolas brancas e 20 bolas vermelhas.

A probabilidade conta com conceitos importantes, como experimento aleatório, evento, espaço amostral, e eventos equiprováveis. O valor da probabilidade é sempre um número entre 0 e 1 ou uma porcentagem entre 0% e 100%, e é calculado com base na razão entre os casos favoráveis e os casos possíveis.

Aos 6 anos, crianças deverão aprender probabilidade e estatística nas escolas.

A probabilidade é calculada dividindo-se o número de resultados favoráveis pelo número de resultados possíveis. Exemplo: No lançamento de um dado, um número par pode ocorrer de 3 maneiras diferentes dentre 6 possíveis. Sendo 3 o número de resultados favoráveis e 6 o número de resultados possíveis.

É qualquer experiência cujo resultado não seja conhecido. Por exemplo: ao jogar uma moeda e observar a face superior, é impossível saber qual das faces da moeda ficará voltada para cima, exceto no caso em que a moeda seja viciada (modificada para ter um resultado mais frequentemente).

1. Probabilidade subjetiva (palpite) □ 2. Probabilidade empírica (baseado em uma pesquisa) □ 3. Probabilidade clássica (resultados igualmente prováveis)).

O percurso da probabilidade e a BNCC
É essencial que em situações envolvendo conceitos da probabilidade, as crianças tenham a oportunidade de verbalizar os resultados que poderiam ter acontecido em relação ao que aconteceu de fato, iniciando a construção dos conceitos relacionados a fatos incertos.