Por que ensinar probabilidade?

Perguntado por: ncarvalho . Última atualização: 21 de agosto de 2023
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É essencial que em situações envolvendo conceitos da probabilidade, as crianças tenham a oportunidade de verbalizar os resultados que poderiam ter acontecido em relação ao que aconteceu de fato, iniciando a construção dos conceitos relacionados a fatos incertos.

Objetivos de aprendizagem
Calcular a probabilidade de ocorrência de um determinado evento nas formas fracionária, decimal e percentual a partir de relações entre experimentos e conhecimentos prévios sobre números racionais e porcentagem.

A probabilidade associa números às chances de determinado resultado acontecer, de modo que, quanto maior esse número, maior a chance desse resultado ocorrer. Existe um “menor número”, que representa a impossibilidade do resultado, e um maior número, que representa a certeza de determinado resultado.

Sua importância reside no auxílio ao processo de pesquisa, que permeia todas as áreas do conhecimento que lidam com observações empíricas. Assim, podemos dizer que a Estatística é a ciência do significado e uso dos dados.

De acordo com a BNCC, a unidade temática Probabilidade e Estatística relacionada ao segmento do EF estuda a incerteza e o tratamento de dados e propõe a abordagem de conceitos, fatos e procedimentos presentes em muitas situações-problema da vida cotidiana, das ciências e da tecnologia (MEC, 2017).

A sugestão é que o professor trabalhe situações práticas como: jogos de azar (dados e cartas), bingos, loterias entre outros casos que envolvam chances de eventos ocorrerem. Devemos explicar aos alunos o que é espaço amostral e evento. Espaço amostral é o conjunto universo de todos os possíveis casos prováveis.

Entender e estudar quais são as verdadeiras chances de um determinado evento acontecer entre as tantas possibilidades é um dos objetivos de quem atua no ramo da Probabilidade e Estatística. Isto é, essa área junta os números às possibilidades de um determinado resultado ocorrer.

Probabilidade no cotidiano
Ao calcular a possibilidade de passar no vestibular “chutando” as questões; ou as chances de ganhar na loteria jogando todos os dias. Outro exemplo cotidiano é quando você assiste a um jogo de futebol e tenta adivinhar quem ganhará a partida ou as chances do time ganhar o campeonato.

O cálculo de probabilidade, como já dito no início do artigo, se dá pela razão (divisão) do número de resultados favoráveis pelo número de resultados possíveis, isto é: P = n(A)/n(α) onde: A é um evento que deseja-se conhecer a probabilidade; α é o espaço amostral em que o evento está contido.

6 dicas para estudar probabilidade para o Enem

  1. comece pela teoria;
  2. utilize mapas mentais;
  3. faça muitos exercícios;
  4. evite usar calculadora;
  5. estude por meio de provas anteriores;
  6. conecte essa com as demais matérias de matemática.

A partir disso, utilizamos a estatística para: sintetizar enormes quantidades de dados. tomar decisões mais informadas e acuradas. entender e buscar soluções para questões sociais importantes.

A estatística tem importância direta com o desenvolvimento da sociedade, é a partir dela que podemos avaliar o desenvolvimento socioeconômico de um país, podemos ainda avaliar características de cada região em busca de políticas públicas para resolução dos mais variados problemas.