Como saber se os eventos são independentes?

Perguntado por: naguiar . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 13 votos

Dois eventos são independentes quando a ocorrencia de um não afeta a probabiliade de ocorrencia do outro. No Exemplo 4.3, suponha que as retiradas das bolas sejam feitas com reposição, assim os valores de probabilidades associados aos eventos a cada realização do experimento não seria alterada como segue.

Conclui-se que dois eventos são ditos independentes quando a probabilidade da interseção é o produto das probabilidades. Caso contrário, A e B são ditos eventos dependentes.

Em probabilidade, dizemos que dois eventos são independentes quando o fato de saber que um evento ocorreu não altera a probabilidade do outro evento. Por exemplo, a probabilidade de uma moeda justa mostrar "cara" depois de ser lançada é de 1 / 2 1/2 1/2 .

Resumo da probabilidade da união de dois eventos
Quando os eventos são mutuamente exclusivos, a probabilidade da união é calculada por: P(A ∪ B) = P(A) + P(B).

expressões querem dizer a mesma coisa: que os eventos não se sobrepõem. Entretanto, eventos mutuamente exclusivos – se ocorre um, o outro não pode ocorrer – não são independentes.

Uma variável independente é uma variável que representa uma grandeza que está sendo manipulada em um experimento. x é, muitas vezes, a variável usada para representar a variável independente em uma equação.

Em um experimento ou estudo, a variável dependente é aquela que é observada, medida ou registrada para analisar os efeitos ou resultados das manipulações ou intervenções realizadas nas variáveis independentes.

Os 6 principais tipos de eventos

  • Eventos sociais. Os eventos sociais têm como objetivo a comemoração de algum momento marcante. ...
  • Eventos corporativos. ...
  • Eventos religiosos. ...
  • Eventos acadêmicos e educacionais. ...
  • Eventos culturais e de entretenimento. ...
  • Eventos esportivos.
  • EVENTOS SOCIAIS: Sem caráter comercial - Foco no network, celebrações, encontros divertidos e de lazer. ...
  • EVENTOS PROFISSIONAIS: De caráter comercial, promovido por empresas ou entidades. ...
  • EVENTOS OFICIAIS: ...
  • EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS: ...
  • EVENTOS ARTÍSTICOS. ...
  • EVENTOS CULTURAIS. ...
  • EVENTOS RELIGIOSOS.

Probabilidade condicional refere-se à probabilidade de um evento ocorrer com base em um evento anterior. Evidentemente, esses dois eventos precisam ser conjuntos não vazios pertencentes a um espaço amostral finito. Em um lançamento simultâneo de dois dados, por exemplo, obtêm-se números em suas faces superiores.

1. Probabilidade subjetiva (palpite) □ 2. Probabilidade empírica (baseado em uma pesquisa) □ 3. Probabilidade clássica (resultados igualmente prováveis)).

Dois eventos são eventos mutuamente exclusivos se eles não podem ocorrer ao mesmo tempo. Um exemplo disso é o lançamento de uma moeda, o qual pode resultar em cara ou coroa, mas não ambos.

O espaço amostral pode ter cardinalidade finita ou infinita. Por exemplo, no caso do lançamento de um dado de seis faces, a cardinalidade do espaço amostral é 6. No caso da escolha de um entre todos números reais, a cardinalidade é infinita.

Variável independente: Uma variável que se acredita ser a causa de algum efeito. Este termo é geralmente usado em pesquisa experimental para denotar uma variável que o experimentador manipulou. Variável dependente: Uma variável que se acredita ser afetada por mudanças em uma variável independente.