Como surgiu a canja de galinha?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

É muito provável que a canja tenha sido trazida da China por portugueses devido, precisamente, às suas propriedades reconfortantes e medicinais. Outra versão, de Garcia da Orta, aponta sua origem na Índia, na Costa de Malabar, porto de Calicute, onde Vasco da Gama aportou em 1492.

A canja nasceu na Índia, na Costa de Malabar, na região onde se encontra Goa, colônia lusitana entre 1510 e 1961.

1. Caldo de galinha ou outra ave, geralmente com arroz ou massa. 2. [Informal] Coisa boa ou fácil de obter.

A diferença entre a canja e a sopa tradicional é que a canja de galinha possui algum carboidrato dentro da sua receita, podendo ser arroz ou macarrão. Já a sopa vai sem nada mesmo, só o caldo de frango com os temperos e demais ingredientes.

Creme de galinha: criação teresinense
Segundo o jornalista e estudante de gastronomia Carlos Lustosa, o creme de galinha pode ter sido criado em Teresina, por volta da década de 1960. “Antigamente, nos cadernos de receita, as mulheres anotavam essa receita como 'vatapá de galinha'.

A canja de galinha é composta porque fornece diversos nutrientes essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico. A base de caldo de galinha contém vitaminas, minerais e aminoácidos que desempenham um papel crucial na manutenção da imunidade, incluindo zinco, selênio, vitamina A, vitamina C e vitamina D.

A galinhada tem origem caipira, é herança dos bandeirantes. Como explica o chef Maurício Lopes, da Universidade Anhembi Morumbi, os bandeirantes, de origem portuguesa, trouxeram o costume de preparar a galinha ensopada com o arroz.

Existem ditados que de tão antigos e corretos fazem parte do nosso cotidiano há décadas. Um deles é “cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”. Esta é uma das frases mais sábias para empregar no dia a dia, inclusive no exercício da Medicina.

A palavra sopa vem do latim «sop» que significa «colocar fatias de pão no prato e sobre elas derramar caldo quente». Na época do Inverno, de escassez de caça e colheitas, nas aldeias, fazia-se diluir o pouco alimento em água, com o objetivo de reparti-lo.

R$ 24,95.

Ele ajuda a manter corpo hidratado, contribuindo para o bom funcionamento das células, além do fato de que a mistura da água quente com o sal ajuda na desinfecção de possíveis bactérias da boca e da garganta. Aminoácidos e nutrientes presentes no caldo também são fortes aliados na prevenção de inflamações.

Rico em zinco, um mineral que acelera a produção de glóbulos brancos, acaba por tornar o sistema imunológico mais eficiente. Além disso, a carne de galinha cozinhada liberta cisteína, que é um aminoácido importante para a expetoração que fica acumulada nas vias respiratórias.

É uma ótima opção pra quem quer diminuir os carboidratos do jantar e assim dar um up na dieta. Eu faço sempre quando estou em dieta low carb (ver AQUI) ou quero pegar leve à noite. Minha dica de canja fit é trocar o arroz comum pelo integral e não adicionar batata.

“No Brasil, as galinhas chegaram nas primeiras décadas do século XVI. Acredita-se que as primeiras tenham vindo com Gonçalo Coelho, em sua expedição exploradora em 1503, originárias provavelmente da galinha comum europeia.

Seu fundador foi Carl Heinrich Knorr, um dos pioneiros do setor da alimentação. Se o caldo de carne concentrado é uma invenção de Julius Liebig e teve sua fabricação iniciada em 1857, o nome Knorr ficou ligado principalmente ao caldo de galinha. Os do concorrente Maggi surgiram pouco depois, na Suíça.