Como surge a adenoide?

Perguntado por: emota6 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 9 votos

A causa mais conhecida da adenoidite é a inflamação através de infecções virais. No entanto, pode ser resultado de infecções bacterianas. Geralmente, essa infecção acomete as crianças e está relacionada a quadros de rinite alérgica, sinusite e otite, devido a localização da adenoide, entre a garganta e o nariz.

Adenoide não é o nome de uma doença, mas sim de uma estrutura normal que todo ser humano possui durante a infância. Assim como as amígdalas e outros órgãos linfáticos, a adenoide reage a micro-organismos agressores e produz anticorpos”, destaca a Dra. Renata.

A causa mais comum da adenoidite é uma infecção viral, mas algumas crianças têm mais predisposição a ter o tipo bacteriano e de repetição. A adenoidite está relacionada com rinite, sinusite e até otite, por causa da sua localização entre o nariz e a garganta, que também tem ligação com os ouvidos.

As adenoides, que não são visíveis quando a pessoa abre a boca, aumentam de volume nos primeiros anos de vida, mas começam a regredir por volta dos 6, 7 anos de idade.

Geralmente, quando as adenoides estão infeccionadas por vírus ou bactérias (adenoidite), o tratamento a princípio é feito a partir de anti-inflamatórios, corticoides e também antibióticos.

Hipertrofia da Adenoide
A hipertrofia tardia das adenoides geralmente estão associadas às infecções das amígdalas também, o que piora o quadro.

Geralmente, a cirurgia é feita em crianças, porque as adenoides são mais ativas até os 5 anos. A partir da adolescência, o organismo desenvolve outros métodos para combater infecções, reduzindo a importância dessa glândula. Por isso, o médico costuma recomendar o procedimento para crianças a partir de 6 anos.

Nasonex Furoato de Mometasona 50mcg Spray Nasal 60 Doses.

As adenoides de uma criança às vezes podem ficar inchadas e, ocasionalmente, infectadas. Se a adenoide aumentada causar dificuldades para dormir ou respirar, o médico pode recomendar a remoção.

Como evitar a adenoide
De acordo com a médica, não há como prevenir seu aumento, mas é possível tratar a rinite alérgica, que pode levar ao crescimento da adenoide. “Se a adenoide tem relação com a rinite – o que é muito comum -, dá para tratar com os sprays de corticoide para aliviar os sintomas.

Existem alguns sinais e sintomas que podem sugerir um aumento da adenoide. O mais característico deles é conhecido como respirador oral. Neste caso, a adenoide vai ser tão grande a ponto de obstruir parcialmente a passagem de ar. Logo, o pequeno tende a respirar pela boca, de modo que ela fique permanentemente aberta.

Entenda! A hipertrofia da adenoide pode causar apneia do sono e outros problemas respiratórios, como sinusites. A obstrução total ou parcial das vias aéreas, causadas pelo aumento da adenoide, favorecem – e muito – o ronco e a apneia do sono.

Quem tem adenoide pode fazer lavagem nasal
Essa é uma dúvida muito comum e a resposta é sim. A lavagem nasal é permitida para quem tem adenoide. Aliás, a prática é recomendada e deve ser feita cerca de três vezes ao dia.

Riscos da cirurgia
A cirurgia de adenoide e amígdalas jamais deve ser feita como forma de prevenção, mas como tratamento para os sintomas. Dos principais riscos, o médico otorrinolaringologista pediatra cita o sangramento durante e após a cirurgia, e a anestesia geral, que exige um preparo e atenção maior dos médicos.

No entanto, o procedimento pode ser encontrado por valores que variam entre R$6.000,00 e R$15.000,00. Esse valor é uma média e não deve ser usado como referência, uma vez que custos pré e pós-operatórios precisam ser considerados.