Como será o inverno em 2023 no Sul do Brasil?

Perguntado por: ucrespo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 14 votos

O inverno começa nesta quarta-feira (21/9), às 11h58min. Nos próximos meses, a efetivação do fenômeno El Niño favorecerá a ocorrência de precipitações regulares no Rio Grande do Sul.

O Inverno 2023 começou no Brasil às 11h58 (horário de Brasília) do dia 21 de junho. Neste ano, a estação terá a influência do fenômeno chamado El Niño, que um dos seus efeitos é deixar a atmosfera mais quente. Sendo assim, o Inverno não deve ser rigoroso.

O inverno de 2023 deve terminar com eventos de calor acima do normal para a estação. Mas especialmente durante a primavera de 2023, eventos de calor extremo poderão ocorrer sobre o Sudeste e no Centro-Oeste, além do Pará e do Tocantins e até mesmo em parte do Sul do Brasil.

Região Sul
O inverno no Sul será de chuvas e temperaturas acima da média histórica para a região. Deve chover mais entre o extremo sul do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, além de todo Estado do Paraná. Já as temperaturas ficam um pouco acima da média entre o Paraná e o leste de Santa Catarina.

Verão 2023 promete ser mais quente e mais chuvoso comparado ao anterior ... para aparecer na primavera de 2022 no centro-sul do Brasil. Inverno 2023 será menos rigoroso e mais úmido no RS ... El Niño favorecerá a ocorrência de precipitações regulares no Rio Grande do Sul.

O inverno no hemisfério sul começa no dia 21 de junho e termina no dia 23 de setembro em 2023. A estação se caracteriza pela mudança na direção dos raios solares, que deixam de incidir diretamente no nosso hemisfério, causando queda nas temperaturas.

Temperaturas devem ficar amenas até o domingo
A intensa e longa onda de calor que começou a se instalar sobre o Brasil em 17 de setembro de 2023 finalmente está chegando ao fim, depois de muitos 40°C 41°C e até 43°C pelo Brasil.

A previsão é que no próximo final de semana, dia 24 de junho, tenha temperaturas mais baixa que hoje, podendo registrar novamente a madrugada mais fria de 2023.

Há expectativa dos especialistas é que tão forte será e que possa até mesmo se configurar em um Super El Niño. A estimativa é que seja um fenômeno curto com maior intensidade nos meses de agosto de 2023 a fevereiro de 2024 segundo os dados reportados até a presente data.

Episódios de frio intenso, com registro de temperaturas negativas e congelamento de pistas. Ressalta-se a atenção com a população mais vulnerável (idosos, crianças, enfermos, moradores de rua) e animais domésticos. Mantenha-se aquecido e beba bastante água.

21 de junho

O inverno começa no Hemisfério Sul no dia 21 de junho, exatamente às 11h58. A estação mais fria do ano vai até as 3h50 do dia 23 de setembro.

Respondendo, então, à questão proposta, 2023 não está sendo um ano mais frio do que os anteriores até aqui. O mês de junho, no entanto, está tendo momentos muito mais gelados do que em outras temporadas, com temperaturas mínimas mais baixas do que o registrado nessa mesma época de anos anteriores.