Como se faz a lavagem nasal?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.2 / 5 12 votos

Como fazer a lavagem nasal do jeito certo?

  1. lave as mãos e assoe o nariz.
  2. se estiver usando uma seringa, aspire o soro fisiológico --em temperatura ambiente ou morno, nunca gelado-- e retire a agulha, caso tenha usado para puxar o líquido; se possuir, coloque o bico de silicone específico para a lavagem nasal.

Como fazer lavagem nasal? A lavagem nasal deve ser feita com uma solução salina, como o soro fisiológico. Basta aplicá-lo em uma das narinas com a ajuda de uma seringa sem agulha, até que a solução saia pela outra narina. Repita o procedimento algumas vezes.

Quando realizada a lavagem nasal, nem sempre a secreção sairá pelo outro lado, pois depende de como a técnica foi realizada e também pode acontecer de a pessoa engolir, por exemplo - e não há problema nisso.

“No entanto, quando muita força é empregada no jato, ou com volume acima do indicado, especialmente em crianças (até 30 ml por cavidade), podem ocorrer otites e até crises de pneumonia”, reitera.

Vc não vai afogar, o soro não vai para o cérebro! Ajuda nas rinites, sinusites, asma.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

A lavagem nasal é um método natural de desobstrução dos seios da face. Ele é feito a partir da introdução de soluções aquosas seguras nas vias aéreas, com o objetivo de remover impurezas e aprimorar o processo respiratório.

Usar soro fisiológico aplicado com a seringa para limpar o nariz não tem risco.

No entanto, é importante lembrar que a lavagem nasal não deve ser realizada em casos de sinusite aguda ou crônica sem a orientação de um médico. Além disso, a técnica não substitui o tratamento indicado pelo profissional de saúde e pode ter contraindicações em alguns casos.

Lavar o nariz com soro gelado:
Portanto, ao usar o soro fisiológico gelado na lavagem, estes cílios terão seus movimentos prejudicados. Além disso, o soro gelado traz dor e irritação dentro do nariz. Concluindo: Realize a lavagem nasal com soro em temperatura ambiente ou levemente morno.

O soro ou a água usados na lavagem nasal não vão para o pulmão, desde que a técnica seja realizada corretamente. Normalmente, o soro colocado numa narina durante a lavagem nasal sai pela outra narina ou escorre para a garganta.

Usar um volume adequado, cerca de 120 ml de cada lado (para adultos), e usar pouca pressão também ajuda. O ideal é o soro passar de uma narina para a outra, levando a uma limpeza completa das cavidades. Depois da lavagem, podemos assoar e com vigor e sentir o grande alívio que essa medida nos traz.