Como se escreve com certeza?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 6 votos

A grafia “concerteza” está errada e não existe na língua portuguesa. O modo correto, portanto, é “com certeza”, escrito separado.

Resumo sobre “com certeza” ou “concerteza
Essa expressão é utilizada tanto para reafirmar uma posição quanto para evidenciar um fato. Pode-se usar “com certeza” em enunciados afirmativos ou negativos para reforçar uma ideia.

A grafia “concerteza” está errada e não existe na língua portuguesa. O modo correto, portanto, é “com certeza”, escrito separado. A expressão é composta por duas palavras: “com” e “certeza”. “Com” é uma preposição.

1 certo, certamente, claro, de certeza, de maneira certa, de maneira evidente, decerto, sem dúvida.

Usamos a palavra meio quando podemos substituí-lo por “um pouco”, “mais ou menos”, “metade” ou quando ela é um substantivo masculino. Por outro lado, usamos a palavra meia quando podemos substituí-la por “metade de uma” ou quando ela é um substantivo feminino.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

Em primeiro lugar, vamos direto ao ponto: somente a forma “de novo” é correta. Desse modo, a utilização da palavra “denovo” é incorreta e, assim, não deve ser empregada.

A certeza é o conhecimento claro e seguro de algo. Quem tem uma certeza está convencido de que sabe algo sem possibilidade de se enganar. No entanto, a certeza não implica veracidade ou exatidão. Na prática, uma pessoa pode afirmar que tem uma certeza, mas a informação pode ser falsa ou errada.

Advérbio de afirmação
certamente, com certeza, decerto, efetivamente, por certo, realmente, seguramente, sem dúvida, sim.

1 dúvida, incerteza, indecisão, hesitação, desconfiança, interrogação, insegurança, irresolução, inconstância, oscilação, vacilação, perplexidade, confusão, ceticismo, suspeita, descrença, incredulidade, indeterminação, indefinição, imprecisão, ambiguidade, dubiedade, dubiez.

Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras. Outra diferença perceptível é a letra a em apenas um dos termos. Aonde é formado pela preposição a e o advérbio onde. Ou seja: a + onde = aonde.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

Luís de Camões

O pai da língua portuguesa. Luís de Camões.

"Por que" separado e sem acento é usado no início das frases interrogativas diretas ou no meio, no caso de frases interrogativas indiretas. Assim, utilizamos o "por que" em perguntas ou como pronome relativo, com o sentido de "por qual e "pelo qual".

De modo geral, 'mas' é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo 'mais' se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.