Como se come o wasabi?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 12 votos

Se você é fã da culinária japonesa, certamente já teve a chance de usar wasabi como tempero em algum prato típico. O ingrediente, famoso pelo caráter picante, é comumente servido em forma de pasta cremosa verde para acompanhar peixes crus e frutos do mar.

Picante e com um sabor marcante, o wasabi é um tempero amplamente utilizado na culinária japonesa e combina muito bem com sushi, sashimis e frutos do mar em geral. Além da refrescância que só ele tem, o ingrediente ajuda a limpar o paladar.

A maneira tradicional de ralar wasabi é com um ralador de pele de tubarão, ou um oroshi, que tem a textura de uma lixa fina. Em alguns restaurantes japoneses sofisticados, você pode usufruir de wasabi fresco ralado na hora, mas é melhor não deixá-lo esperando no prato.

Misturar wasabi no shoyu.
Ao misturar dois sabores fortes, como o apimentado do wasabi dissolvido ao molho shoyu, o sabor do peixe praticamente desaparece. Portanto, o correto é que ele seja utilizado na preparação do sushi ou como uma camada extra por cima do peixe.

O Wasabi é antimicrobiano, ou seja, é responsável pela eliminação de bactérias dos alimentos, é um agente anti-inflamatório e contribui na prevenção de cáries. Uma bactéria conhecida como Streptococcus mutans é responsável por todos os problemas relacionados aos dentes.

Assim como qualquer pimenta, o wasabi deve ser consumido com cautela por pessoas que sofrem com desconfortos gástricos, como gastrite.

Conservação: Conservar em local fresco. Após aberto, conservar em geladeira e consumir am até 30 dias.

O Sushi é tradicionalmente comido com as mãos. É mais comum, pelo menos no Brasil, apreciar o sushi com Hashi (pauzinhos), mas se estiver em um restaurante onde haja aqueles paninhos quentes na mesa, fiquei tranquilo para comer com suas mãos.

Coma gengibre entre duas peças de sushi
Nunca misture o gengibre com o peixe, com o molho de soja ou com o wasabi. O gengibre serve para limpar a boca e abrir o paladar, por isso deve ser comido entre as peças de sushi para sentir melhor os sabores.

4. O verdadeiro Wasabi costuma ser caro. Por ser tão escasso e difícil de ser cultivado, o verdadeiro wasabi acaba sendo muito caro. Isso é uma má notícia para o consumidor, mas ótimo para os cultivadores.

O molho shoyu – também conhecido como molho de soja – é o mais conhecido e popular na culinária japonesa. É salgado e aguça o sabor dos alimentos. Combina bem com alimentos crús, como rolls e sashimi.

Molhar o arroz no shoyu.
Ao contrário do que a maioria pensa, o certo é molhar a ponta do peixe no shoyu, não o arroz. Isso porque colocar o arroz em contato com o molho faz com que a peça quebre e altere o real gosto do sushi.