Como são formadas as tabelas no Excel?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 7 votos

As tabelas das planilhas eletrônicas são formadas de linha (no sentido horizontal) e colunas (no sentido vertical). Cada cruzamento de uma linha com uma coluna forma uma célula.

Uma tabela no Excel contém dados relacionados de uma série de linhas e colunas em uma planilha. Onde, esses dados foram formatados como sendo uma tabela. Ao fazer o uso do recurso de tabela, a finalidade é limitar o uso de linhas e colunas em sua planilha.

Uma tabela é um arranjo sistemático de dados numéricos dispostos de forma (colunas e linhas) para fins de comparação. A apresentação em formas de tabela deve expor os dados de modo fácil e que deixe a leitura mais rápida.

A tabela é uma estrutura que utilizamos para organizar dados, que são informações sobre determinado assunto. Esses dados podem ser do tipo qualitativo (relacionados a características e atribuições) ou quantitativo (fazendo referência a valores numéricos).

Tabelas são objetos essenciais em um banco de dados, pois é nelas que ficam todas as informações ou dados. Por exemplo, um banco de dados de uma empresa pode ter uma tabela Contatos que armazena os nomes, endereços de email e números de telefone de seus fornecedores.

Microsoft Excel 2010: Conheça o ambiente de trabalho do Excel 2010

  1. Colunas: Trata-se do grupo de células que vai desde a primeira parte da planilha até o último ponto abaixo. ...
  2. Linhas: ...
  3. Célula: ...
  4. Nome da célula: ...
  5. Barra de fórmulas: ...
  6. Planilhas : ...
  7. Barra de rolagem horizontal: ...
  8. Modos de visualização:

Agora vamos às funções para iniciantes, ou seja, vamos aprender quais as funções básicas do Excel.

  • Função SOMA. ...
  • Função MULT (ou PRODUTO para as versões mais antigas do Excel) ...
  • Função ARRED. ...
  • Função CONT.NÚM. ...
  • Função CONT.VALORES.

A tabela é composta dos seguintes elementos:

  • Essenciais: título, cabeçalho e corpo (células, colunas e linhas).
  • Complementar: rodapé (notas de tabela e fonte).

Com relação a formatação, a tabela apresenta os seguintes elementos: título, cabeçalho, conteúdo, fonte e, se necessário, nota(s) explicativa(s) (geral e/ou específica). É dividida por o mínimo possível de linhas na horizontal e as bordas laterais não podem ser fechadas.

É a famosa tabela com linhas e colunas, do mesmo jeito que nos são apresentadas em programas de planilhas. Cada coluna de uma base estruturada possui um único tipo de informação: um número, um texto, uma data, uma coordenada geográfica e assim por diante.

Experimente!

  1. Selecione uma célula dentro dos dados.
  2. Selecione Página Inicial> Formatar como Tabela.
  3. Escolha um estilo para a tabela.
  4. Na caixa de diálogo Criar Tabela, defina o intervalo de células.
  5. Marque a caixa de seleção se a tabela tiver cabeçalhos.
  6. Selecione OK.

Tabela é um grupo de dados contínuos e organizados em linhas e colunas, dentro de uma Planilha. A Planilha (no Excel) tem 16.384 colunas* (nomeadas de A a XFD) e 1.048.576* linhas (numeradas de 1 a 1.048.576). Já a Tabela vai ter a quantidade de linhas e colunas que os dados estiverem ocupando.

TABELA: é formada apenas por linhas verticais, sendo, portanto “aberta”. Normalmente é usada para apresentar dados primários, e geralmente vem nos “resultados” e na discussão do trabalho.

Classificar a tabela

  1. Selecione uma célula nos dados.
  2. Selecione Página Inicial > Classificar e Filtrar. Ou, selecione Classificação de > Dados.
  3. Escolha uma opção: Classificar de A a Z: classifica a coluna selecionada em ordem crescente. Classificar de Z a A: classifica a coluna selecionada em ordem decrescente.

As tabelas consistem em linhas e colunas. O componente vertical de uma tabela de banco de dados. Uma coluna possui um nome e um tipo de dados específico, por exemplo, caractere, decimal ou número inteiro. O componente horizontal de uma tabela, consistindo em uma sequência de valores, uma para cada coluna da tabela.