Como desbloquear o Bolsa Família pelo telefone?

Perguntado por: ralvim . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Acesse o app do Bolsa Família ou ligue para a Central de Atendimento 111 ou para o Atendimento Caixa ao Cidadão no 0800 726 02 07, digite 21 e em seguida 2 3 novamente.

O primeiro passo é ir ao centro de atendimento do Bolsa Família e do CadÚnico (Cadastro Único) onde se cadastrou. Lá, o beneficiário poderá tentar regularizar a sua situação para voltar a receber o recurso, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

A única forma de desbloquear o Bolsa Família ou Auxílio Brasil, é o comparecimento do representante familiar a um posto de atendimento do CRAS.

Para fazer o desbloqueio do cartão Auxílio Brasil o beneficiário deve ligar para a central de atendimento da Caixa no número 111.

“Agora, com a nova ferramenta, a coisa ficou bem mais prática e rápida, bastando ao gestor acessar o site do ministério [www.mds.gov.br/bolsafamilia] para ter acesso a dados, atualizar histórico, apresentar recurso e, se for o caso, desbloquear o auxílio”, explica Baddini.

Também vale destacar que o cancelamento do Bolsa Família acontece com aviso ao beneficiário. A pessoa será informada por mensagem no extrato bancário ou poderá consultar sua situação por meio do aplicativo do programa. Caso o pedido de desbloqueio seja aprovado, o prazo é, em média, de 90 dias.

Quando o beneficiário recebe no aplicativo Caixa Tem ou no aplicativo oficial do programa a mensagem de que o benefício está bloqueado, geralmente quer dizer que a data de saque ainda não chegou para aquela pessoa. Existe até mesmo um calendário divulgado previamente com as datas de pagamento do benefício.

Bolsa Família bloqueado recebe retroativo? A boa notícia para quem teve o Bolsa Família bloqueado em 2023 é que recebe atrasado. Se o benefício foi travado por estar com o cadastro atualizado, o cidadã deve buscar o atendimento do CRAS da cidade, com os documentos pessoais, e atualizar o Cadúnico.

Assim, é possível que trabalhadores com carteira assinada se inscrevam para receber o benefício, desde que eles atendam aos critérios estabelecidos pelo programa do governo federal. Para efetuar a inscrição, é preciso se dirigir a um centro de atendimento do Cadastro Único e do Bolsa Família.

Como saber se meu cadastro foi cancelado?

  1. Fazer login com o número do CPF;
  2. O sistema irá informar já na primeira página se a família será contemplada;
  3. Para os aprovados, também irá constar o dia do saque e o valor disponibilizado.

Primeiro, o trabalhador deve acessar o aplicativo Caixa Tem. Em “Liberar acesso”, virá o link para que o cidadão acesse o WhatsApp da Caixa. É por lá que serão enviados os documentos necessários. Segundo o banco estatal, será preciso enviar apenas um documento de identificação e uma selfie.

Atendimento por Telefone: (ligação gratuita realizada por telefone fixo ou celular) 121 - opção 1, em seguida 8; Horário de atendimento: das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Caso a pessoa preencha os requisitos do Bolsa Família e comprove que mora sozinha, o benefício volta a ser pago, incluindo as parcelas bloqueadas. Portanto, o cidadão comprova as informações, volta à folha de pagamento normal do programa e recebe as parcelas referentes aos meses em que ficou sem o pagamento.