Como saber se Bolsa Família foi desbloqueado?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
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Assim como o aviso de que a família estava no processo de averiguação unipessoal, o governo informa no extrato de pagamento do aplicativo Bolsa Família, no app Caixa Tem e no Portal Cidadão se o benefício foi desbloqueado após atualização cadastral.

Uma maneira fácil de verificar se o Bolsa Família está bloqueado é por meio do site ou aplicativo do CadÚnico, disponível em versões para Android e iOS.

Também vale destacar que o cancelamento do Bolsa Família acontece com aviso ao beneficiário. A pessoa será informada por mensagem no extrato bancário ou poderá consultar sua situação por meio do aplicativo do programa. Caso o pedido de desbloqueio seja aprovado, o prazo é, em média, de 90 dias.

Para verificar se o Auxílio Brasil foi desbloqueado, é possível fazer de duas formas. A primeira delas é acessar o aplicativo Auxilio Brasil e verificar a situação do benefício.

Por meio do Aplicativo do Cadastro Único ou pelo acesso web no site do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store ou acessado na sua versão web através do endereço cadunico.dataprev.gov.br/ .

Bolsa Família bloqueado recebe retroativo? A boa notícia para quem teve o Bolsa Família bloqueado em 2023 é que recebe atrasado. Se o benefício foi travado por estar com o cadastro atualizado, o cidadã deve buscar o atendimento do CRAS da cidade, com os documentos pessoais, e atualizar o Cadúnico.

Para verificar a possibilidade de retomar o pagamento do benefício, o cidadão deverá entrar no site https://consultaauxilio.cidadania.gov.br, verificar se há parcela com a situação cancelada e clicar no botão “contestar”.

Portanto, não existe pagamento de parcelas retroativas. O mesmo ocorre para as famílias que tiverem desligamento voluntário do Auxílio Brasil ou em decorrência do encerramento do prazo da Regra de Emancipação.

Isso pode ser feito no próprio aplicativo do Bolsa Família, pelo telefone da Central MDS, discando 121 ou na unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próxima de sua casa. Após identificar o motivo do cancelamento, você deve regularizar a situação para voltar a receber o benefício.

Após preencher e enviar o formulário de inscrição do CadÚnico, é necessário aguardar a verificação dos dados e a aprovação do cadastro. Em geral, a análise dos documentos e a liberação de benefícios que utilizam o Cadastro Único leva 45 dias para ser concluída.

O prazo de desbloqueio do benefício é de, em média, 90 dias.
Após a atualização cadastral, a família que preenche o perfil volta a receber o pagamento do Bolsa Família normalmente, além do valor retroativo referente aos meses de bloqueio, de acordo com o governo.

Bloqueio: o pagamento fica bloqueado por um mês, mas pode ser sacado no mês seguinte junto com a nova parcela; Suspensão: o benefício fica suspenso por dois meses e a família não poderá receber os valores referentes a esse período posteriormente; Cancelamento: a família deixa de participar do programa.

Para desbloquear o benefício e inclusive receber o pagamento retroativo, basta entrar em contato com a Central de Atendimento do Bolsa Família, pelo telefone 0800 707 2003 e solicitar o desbloqueio e o recebimento das parcelas atrasadas.

É necessário fazer login com a conta Gov.br, utilizando o CPF e a senha pessoal, desta maneira, será possível ver a situação do seu Auxílio Emergencial e, se necessário, regularizar.