O que fazer quando o cartão é bloqueado?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Quando isso acontece, na maior parte dos bancos é preciso que o titular do cartão vá à agência para solicitar o desbloqueio, garantindo que ele mesmo fez o uso equivocado da senha. Para evitar ter o cartão bloqueado por esse motivo, é importante ter atenção ao digitar a sequência numérica.

Quando você tem um cartão bloqueado, a operadora responsável não permite compras, saques ou qualquer tipo de transação financeira. Normalmente, o bloqueio de um cartão é descoberto por meio de uma compra negada, por um aviso no visor da tela da maquininha ou pelo próprio app do seu banco.

Após receber seu cartão e isso for registrado pela empresa, o cliente tem o máximo de 60 dias para desbloquear seu cartão Itaú. Caso esse prazo seja ultrapassado, o banco pode cancelar de maneira definitiva, o cartão e será preciso realizar uma nova solicitação de um cartão para esse ou outro emissor à escolha.

O desbloqueio do cartão de crédito pelo celular pode variar de uma instituição para outra. Porém, de forma geral, basta você acessar o aplicativo do banco, buscar pelo menu de cartões, inserir e confirmar as informações que são necessárias e criar uma senha. Há casos em que a senha já é informada.

Sim. Se você não conseguir pagar o total ou o valor mínimo da sua fatura, isso significa que ela vai ficar em atraso. Quando isso acontece o seu cartão pode ser bloqueado em até 48h ou até mesmo ser cancelado.

Via de regra, o desbloqueio do cartão só pode ser feito pelo titular. Em algumas situações, pode ser necessário o envio de uma segunda via do cartão, principalmente no caso de perda, roubo ou cartão vencido. Alguns bancos podem levar até 5 dias úteis para liberar novamente um cartão bloqueado.

O desbloqueio do cartão só pode ser feito pelo titular dele. Cada banco tem sua política de desbloqueio mas, geralmente, ele é feito nos caixas eletrônicos, central de atendimento da instituição financeira ou, em alguns casos, através do aplicativo do cartão.

Existem vários motivos que podem fazer o cartão ser bloqueado. Se isso aconteceu com você, o primeiro passo é identificar a causa para ver como desbloqueá-lo. As principais são cartão bloqueado por segurança, por atraso da fatura, por senha digitada errada ou por vencimento do cartão.

Este tipo de bloqueio deve ser retirado pelo próprio canal que originou a restrição. Nesses casos, a solução seria simples, bastando acessar o app utilizado e solicitar a liberação do plástico novamente.

Isso acontece quando a Caixa, para sua segurança, bloqueia a Senha por suspeita de fraude. Nestes casos, orientamos procurar a sua Agência para geração de nova Senha de Transação.

Se você ultrapassou as três tentativas e por isso bloqueou o seu cartão, nem sempre o principal procedimento é ir até a agência para solicitar o desbloqueio junto ao gerente. Os clientes de bancos digitais, por exemplo, podem acessar o aplicativo e solicitar o desbloqueio imediatamente.

Outra possibilidade é ligar para a central de atendimento do banco nos números 4004 0 104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (demais regiões). Os correntistas também podem desbloquear o cartão utilizando o internet banking.