Como são as fezes de quem tem intolerância ao glúten?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 11 de julho de 2023
4 / 5 14 votos

Casos regulares de diarreia e constipação podem ser um sinal de intolerância ao glúten. Pessoas com a doença celíaca também podem sofrer com estes sintomas, além de notarem um odor muito desagradável nas fezes em decorrência da má absorção de nutrientes. Frequente e sem qualquer motivo aparente.

O revestimento intestinal se inflama após a pessoa ingerir glúten. Os sintomas em adultos incluem diarreia, desnutrição e perda de peso. Os sintomas em crianças incluem distensão abdominal, fezes volumosas e excepcionalmente fétidas e atraso do crescimento.

O diagnóstico da doença celíaca é muito simples. Ele pode ser obtido por meio do nosso Autoteste Glúten em até 10 minutos.

Podem ocorrer dores abdominais em cólicas, diarreia ou constipação intestinal, vômitos, distensão abdominal (inchaço), flatulência, fezes bastante fétidas e que boiam no vaso sanitário, anemia, fadiga, perda de peso, osteoporose, carência de certas vitaminas, intolerância à lactose, perda da capacidade de concentração, ...

É provável que as fezes e as flatulências tenham um odor muito forte e fétido. A diarreia ou a prisão de ventre podem andar de mãos dadas com a intolerância, já que a flora intestinal se desequilibra.

O motivo dessas preparações estarem na lista de alimentos que estufam a barriga é que o trigo contém uma proteína chamada glúten. Dessa forma, quem tem a doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, tem grandes problemas digestivos. Os principais sintomas são inchaço, gases, diarreia e dor de estômago3.

Os exames mais utilizados para detecção da doença celíaca são o anticorpo antitransglutaminase tecidular e o anticorpo antiendomísio. Além disso, deve ser confirmado o diagnóstico com uma endoscopia com biópsia do intestino delgado.

Além disso, os sintomas da doença celíaca podem extrapolar o sistema digestivo e causar, por exemplo, quedas de cabelo, coceiras na pele, cansaço, entre outros; e a intolerância ao glúten causa sintomas mais relacionados ao próprio intestino, em especial observa-se distensão abdominal após o consumo de alimentos que ...

Quando comemos alimentos que contêm glúten, eles ativam uma proteína chamada Zonulina, que é a responsável pela regulação das junções apertadas do intestino. Essa Zolunina, quando liberada, dilata essas junções e permite que partículas maiores e toxinas cheguem à flora intestinal, aumentando a inflamação.

Uma das consequências do contato acidental com glúten é a distensão abdominal e o incômodo com gases. Tomar carvão ativado ajuda a reduzir esses sintomas.

A doença celíaca não tem cura, por isso, a dieta deve ser seguida rigorosamente pele resto da vida. É importante que os celíacos fiquem atentos à possibilidade de desenvolver câncer de intestino e a ter problemas de infertilidade.

Como diagnosticar a Intolerância ao Glúten? Entre os exames necessários para diagnosticar a Intolerância ao Glúten está o Celia Test, que analisa os cromossomos DQ2 (associado à doença em 90% dos casos) e DQ8 (associado em 6% dos casos). Além deles, testa-se o Anti-endomisio, Transglutaminase tecidual, e Gliadina.