Como salvar macarrão que ficou Papa?

Perguntado por: opaiva5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

Caso o macarrão tenha sido guardado na geladeira sem molho, existe uma dica bastante simples para "ressuscitá-lo". Ponha a massa em um escorredor ou peneira e, aqueça uma panela com água. Quando o líquido ferver, mergulhe a massa por cerca de 30 segundos, retire e incorpore-a no molho de sua preferência.

Qual o jeito certo de escorrer macarrão? Depois que o macarrão estiver cozido, no momento de escorrer, em vez de apoiar o escorredor na pia e despejar o conteúdo da panela, você irá colocar o escorredor dentro da própria panela e virar. Dessa forma, toda a água sairá e ficará apenas a massa dentro da panela!

Caso você tenha guardado seu macarrão sem molho, a dica é “colocá-lo em uma peneira de metal e mergulhá-lo em uma panela de água fervente até que esteja totalmente aquecido, cerca de 30 segundos. Isso não apenas os impedirá de secar – a rápida batida de calor intenso os impedirá de ficarem pastosos também”.

1 - Colocar água demais
Sim, esse pode ser o principal motivo do seu macarrão ficar sempre com aquele aspecto meio "empapado".

Se o arroz está demasiado empapado para qualquer uma das opções anteriores, aqueça uma frigideira com azeite e alho e junte-lhe cebola até que fique translúcida. Em seguida, adicione legumes como cenouras e leguminosas como as ervilhas e, uma colher de cada vez, coloque o arroz e vá mexendo.

Mexa o macarrão
Além da quantidade certa de água, mexer com o auxílio de um garfo também é a chave para o sucesso. O macarrão passa a "grudar" quando começa a cozinhar. Sendo assim, o garfo pode dar um jeitinho e separar os fios da massa e impedir que grudem até no fundo da panela. Por isso, mexa.

4) Como descongelar
Quando decidir usar o macarrão que estava no freezer, coloque-o na geladeira primeiro, para descongelar. Para aquecer, você pode colocá-lo em água fervendo ou, então, no molho que você já preparou (também fervendo). Não espere muito!

A massa quando colocada na água fria demora muito mais para ficar cozida e fica toda grudada. Quando colocada na água fervente, só esta ação em si, já é meio caminho andado para que ela não se grude.

Quebrar o macarrão no meio colabora para que ele cozinhe mais depressa. MITO. A técnica de quebrar o macarrão tem apenas uma função: fazer com que ele caiba na panela. Assim, você garante que a massa cozinhe por inteiro.

Muitas pessoas caem no erro de quebrar a massa longa, como o espaguete e o talharim, na hora de cozinhar. Mas a verdade é que isso é um erro que não deve ser cometido, pois esse tipo de massa deve ir inteiro para a panela.

A textura rançosa também indica que o produto deve ser descartado, assim como odores estranhos e manchas esverdeadas. Mesmo que essas alterações não tenham aparecido, siga a indicação do fabricante para consumo depois que a embalagem for aberta.

Coloque sal na água
E o sal também dá um sabor ao macarrão que irá ficar sem gosto se cozinhado apenas na água.

A água com substâncias impróprias pode afetar negativamente o sabor dos alimentos, como macarrão, por exemplo. Também pode modificar a cor dos alimentos. No caso do preparo de pães, por exemplo, pode interferir no fermento, que é um problema particular nessas receitas. Além do sabor, a saúde de quem se alimenta.

Legumes cozidos (sobretudo cenouras, vagem e brócolis, que possuem maior crocância) também ajudam a chegar na consistência e sabor ideais. E voilà! Seu arroz está soltinho como deveria! Dica extra: Colocar uma colher de vinagre ou limão na água do arroz garante que ele fique sempre soltinho.