Como saber se você tem um berne?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Em grande parte dos casos, é possível enxergar a larva do berne quando ela aflora para respirar. Nas formas secundárias, as larvas são visíveis na superfície atingida. Esses são achados importantes para definir o diagnóstico.

Quais são os sintomas de berne?

  1. dor intensa;
  2. sensação de pontadas ou mesmo de picadas no local do ferimento;
  3. coceira;
  4. inchaço e mudança de cor no local do ferimento.

Sintomas

  1. Dor intensa na região afetada.
  2. Coceira.
  3. Sensação de “ferroada”
  4. Formação de feridas.
  5. Secreção de líquido amarelado.
  6. Inchaço e formação de vermelhidão no local.

Se a larva não for retirada antes desses 40 dias e/ou não houver tratamento, a região que ela “atacou” pode ficar aberta e exposta, causando feridas e inflamações. Às vezes, pode acontecer de o berne ser absorvido pelo organismo e a ferida fechar sozinha, mas é uma situação mais rara.

Na miíase cutânea ou furuncular, popularmente conhecida como berne, sugere-se antes da remoção da larva, utilizar vaselina, parafina líquida, esmalte de unha ou fita adesiva para oclusão do orifício da pele por 24 horas, assim a larva tende a aproximar-se da superfície para respirar, facilitando a sua remoção.

Com o tempo, a berne sai sozinha do corpo
Quando ela não é percebida no corpo, com o tempo a larva se encaminha para extração e rasteja para a terra, a fim de acabar com o seu ciclo de desenvolvimento. No caso de pessoas, é difícil isso acontecer porque ela faz um movimento que causa uma dor específica.

A larva alimenta-se na derme e garante sua respiração através da extremidade posterior. O berne fica no corpo do homem por aproximadamente 50 dias, sendo que, durante esse período, não ocorre a migração pelos tecidos.

No caso do berne, os ovos, ao entrarem em contato com a pele íntegra, ali se aderem, até que as pequenas larvas eclodem, penetrando na pele.

Removendo a berne com esmalte
É possível “asfixiar” a larva da berne com o esmalte de unhas. O produto faz com que o verme fique mais fraco e queira sair. Para provocar a asfixia da larva, coloque uma gota de esmalte no local onde a mosca depositou os ovos.

Em 24 horas, as larvas de primeiro estágio eclodem, passando por dois outros estágios, durando de cinco a oito dias, mas, durante o inverno, o desenvolvimento larvar pode prolongar-se por várias semanas.

O processo de infecção causado pela berne em cachorro acontece da seguinte forma: a mosca-varejeira deposita ovos no abdômen de moscas comuns. Por sua vez, elas os transmitem aos hospedeiros. Já em contato com a pele sadia do cachorro, os ovos eclodem em até sete dias.

Tratamento do berne
Para tanto, fechar a abertura por onde ela respira com uma camada grossa de vaselina, esmalte de unha, ou cobri-la com esparadrapo (em alguns lugares, é comum usarem toucinho defumado para atrair a larva) força a saída da larva, que pode então ser retirada com uma pinça.

“As pessoas pensam que basta apertar a pele do animal para remover o berne, mas não é bem assim. A larva tem inúmeras espículas que funcionam como espinhos na carne quando esta é pressionada”, explica. Além de causar dor ao cão, a medida pode matar o parasita dentro da pele.

Pega-se uma lata de aveia, leite em pó ou óleo de cozinha e abre-se em cima. No fundo cola-se um pauzinho quadrado de 2,5 cm de grossura e corta-se ao lado deste “estradinho” uma entrada de 2,0 cm de largura e 0,7 cm de altura. No “estrado” fixa-se um pedaço de carne com um alfinete.

Enquanto a bicheira é caracterizada pela presença de larvas que se alimentam de tecido muscular com ferimento, o berne é caracterizado pela infestação do tecido íntegro do animal, onde as larvas penetram e formam um nódulo no local.

Na ferida, ela limpa o local, consome os tecidos sujos e estimula a cicatrização”, explica. De acordo com o pesquisador, não há risco para os tecidos saudáveis do paciente. “Elas só comem o que está podre.