Como saber se uma procuração é válida?

Perguntado por: isantana7 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 5 votos

Para consultar o status de um pedido de procuração, cancelamento ou a existência da documentação online é preciso acessar o site registrocivil.org. Basta buscar por “Pedidos de Procuração” para ser instruído quanto ao processo e ser redirecionado ao site da Receita Federal onde a consulta é efetivamente feita.

Para que a procuração seja válida, é essencial que esteja assinada no mínimo pelo outorgante – aquele que concede os poderes.

A procuração pública se chama assim porque fica registrada em um livro de notas, sob os cuidados do tabelionato. Qualquer pessoa pode pedir uma pesquisa para saber se existe uma procuração pública envolvendo as partes e obter uma certidão sobre a existência ou a inexistência da procuração.

Quais são os tipos de procuração? A procuração pode ser classificada em dois tipos distintos: Procuração pública: feita em cartório por um tabelionato de notas e válida juridicamente em todos os lugares. Por possuir um registro em um órgão competente, ela é considerada mais segura.

É possível acompanhar e pagar a averbação de um documento em papel por meio da Central RTDPJBrasil. Mesmo que o original do documento seja físico, a averbação pode ser eletrônica. Também é possível solicitar por meio da Central RTDPJBrasil a averbação de um documento físico.

A procuração não pode ser usada nos casos que tenham a ver com os chamados "direitos personalíssimos": direitos que dizem respeito à própria pessoa e que não podem ser transferidos.

A revogação é o ato que torna sem efeito uma procuração anteriormente feita. Por ser um ato baseado na confiança que o outorgante possui no procurador, a procuração pode ser revogada a qualquer tempo, se não mais convier ao outorgante que o procurador continue exercendo atos em seu nome.

Quando não expresso prazo na procuração, a mesma não terá prazo de validade. Porém, alguns órgãos (estabelecimentos bancários, INSS…) depois de 01(um) ano exigem a renovação da procuração.

9522 /94, que alterou o art. 388 doCPCC , o reconhecimento de firma é dispensável no caso de procurações empregadas numa relação processual, independentemente da extensão e natureza dos poderes conferidos ao advogado, sejam especiais ou gerais.

A revogação da procuração pode ser total, quando o outorgante cancela todos os poderes delegados, ou parcial, quando o outorgante decide cancelar apenas parte dos poderes. No caso de revogação parcial, devem ser delimitados os poderes que serão revogados.

Ela pode ser redigida em um papel comum, tendo somente a qualificação das partes, o objetivo, bem como a assinatura do outorgante. Por isso, como ela serve para a resolução de questões mais simples, não há necessidade de escritura pública e registro no cartório.