O que fazer para acelerar a análise do INSS?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 21 de agosto de 2023
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Para acelerar o processo de análise e aprovação da revisão, é importante enviar a documentação completa e correta ao INSS. Além disso, é possível acompanhar o andamento do processo pelo site ou aplicativo Meu INSS, evitando atrasos por falta de informação.

Entrar em contato com o INSS: Se o prazo legal para a análise do requerimento já tiver sido ultrapassado, é recomendável entrar em contato com o INSS para obter informações sobre o motivo da demora. Você pode ligar para a Central de Atendimento do INSS ou agendar um atendimento presencial.

A partir do dia 1º de fevereiro, registros de reclamações, denúncias, sugestões e elogios ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) deverão ser enviados na Central 135 ou plataforma Fala.BR, com o próprio INSS como órgão destinatário.

Benefício em análise é um um status que indica que o pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O prazo fixado por lei para a análise de qualquer benefício é de 45 dias.

Qual o WhatsApp do INSS? Não. O INSS não tem nenhum nenhum número de WhatsApp para atendimento ao público. Os únicos canais para contato do órgão são as agências, a Central 135 e as plataformas online do Meu INSS.

Normalmente, o resultado da perícia médica deve ser liberado às 21h do mesmo dia em que você a realizou no INSS. Quando isso não acontece, provavelmente, foi encontrado algum erro nos seus dados ou até mesmo faltou alguma informação importante para a concessão do benefício.

CORRESPONDÊNCIA: envie uma carta para endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Ed. Sede, Térreo, Sala 45, CEP 70059-900 – Brasília/DF.

Se o segurado é um trabalhador com carteira assinada, nos primeiros 15 dias de afastamento a empresa é responsável por pagar o salário do empregado. A partir do 16º dia, o pagamento passa a ser responsabilidade do INSS, caso seja concedido o auxílio-doença.

Abrir uma reclamação no CNJ (clique aqui); Ajuizar um mandado de segurança (se preciso for, fale com seu advogado) e; Se nada resolver, estudar a possibilidade de ajuizar uma ação indenizatória contra o Estado, principalmente caso a demora do processo traga prejuízos.

Segundo a Lei nº 9.874/1999, o INSS tem prazo de 30 dias para responder qualquer solicitação. Porém este prazo pode ser estendido por mais 30 dias, desde que haja um motivo justo, totalizando prazo de 60 dias para retorno.