Como fazer um requerimento à escola?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.2 / 5 2 votos

Eu, nome completo, RG, CPF, responsável pelo estudante Y, matriculado nesta instituição de ensino sob o nº XXX, atualmente cursando o Xº ano do Ensino [Fundamental ou Médio] solicito respeitosamente a TRANSFERÊNCIA DE UNIDADE ESCOLAR para o ano letivo X, devido à [expor os motivos]. Nestes termos, pede deferimento.

Para isso, basta entrar em contato com a secretaria da sua universidade. Para universidades públicas, é possível requerer o documento por meio do site da instituição de ensino.

(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito sob o (CPF) e (RG), residente e domiciliado à (rua), nº (informar), (bairro), na (cidade)-(UF), vem, respeitosamente, à presença de (pronome de tratamento adequado), requerer (apresentar o pedido). Termos em que, pede deferimento.

Ele é um documento ao qual devemos recorrer quando precisamos pedir algo oficialmente a um órgão ou instituição.

Partes do requerimento

  1. Destinatário do requerimento: nome, sobrenome e cargo da pessoa ou instituição a quem se dirige o requerimento.
  2. Dados pessoais do solicitante: nome, sobrenome, identificação oficial e endereço. Além disso, podem constar outros dados, como o local e a data de nascimento ou o telefone.

Com relação à estrutura, há no ofício:

  1. cabeçalho com informações do órgão/setor, endereço de correspondência e demais informações para contato;
  2. numeração do ofício e ano;
  3. local e data;
  4. corpo do texto com as informações sobre a solicitação, requerimento etc.;
  5. despedida (“atenciosamente”, “cordialmente” etc.);
  6. assinatura.

Estruturalmente, o requerimento apresenta os seguintes elementos: vocativo, preâmbulo, exposição do pedido, fecho, local e data, e assinatura.

O requerimento é um gênero textual técnico. É um documento em que o requerente solicita ou exige algum serviço ou informação ao requerido. A depender de como se estrutura, o requerimento pode ser classificado como simples ou complexo. Segue as regras de uma correspondência formal e, por isso, é impessoal e objetivo.

Principais características dos requerimentos

  • Redação técnica;
  • Texto breve e objetivo;
  • Linguagem formal;
  • Solicitação de algo;
  • Terceira pessoa do singular e plural.

É um texto de modalidade técnica utilizado para pedir, solicitar ou requerer algo a alguém em um cargo de poder. Há dois tipos: o requerimento simples e o requerimento complexo.

Ao mandar um e-mail formal solicitando algo, deixe claro no assunto e no corpo do e-mail o que você espera que seja feito, a urgência e os prazos. Mencione apenas o necessário no e-mail, nada a menos e nada a mais. Seja educado e profissional, use “por favor” e “obrigado”.

Comece dizendo "Eu," seguido do seu nome e sobrenome e número de RG (ou de passaporte) e também seu domicílio, se achar necessário. Continue o texto com "autorizo", acrescente o nome e o RG da pessoa autorizada, e a seguir indique a ação concreta que essa pessoa vai realizar em seu nome.

Declaro para os devidos fins que _________________________ RG ___________________ concluiu o Ensino Médio nesta U.E. no ano de _______ estando apto a cursar o Ensino Superior. (Cidade), ___ de __________ de 2021.

Trata-se de um pedido por escrito, onde a pessoa apresenta sua causa perante a Justiça, levando ao juiz as informações necessárias para analise do direito.