O que é um requerimento judicial?

Perguntado por: ebelem . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 14 votos

Ato pelo qual o juiz ou tribunal ordena a alguém que realize ou deixe de realizar uma coisa, com força processual.

Para fazer um requerimento, é preciso, anteriormente, informar-se sobre quais os dados necessários e qual a estrutura mais adequada. É necessário averiguar o nome do destinatário, confirmar seu cargo e usar o pronome de tratamento adequado. Por fim, é importante, também, pesquisar quais leis sustentam seu pedido.

O termo é utilizado, geralmente, quando se trata de um pedido destinado a alguma autoridade judicial. O pedido precisa estar presente em um documento, que recebe o nome de requerimento.

O requerimento é gênero textual técnico utilizado para solicitar algo ao representante legal de alguma instituição. Essa comunicação é estabelecida entre o requerente e o requerido e expressa sempre a necessidade do requerente de obter do requerido algum serviço ou informação.

O requerimento é um gênero textual técnico muito utilizado no cotidiano para solicitar ou exigir algo a um representante legal de um órgão ou instituição que, hierarquicamente, pode atender ao pedido do requerente.

Documento formal de solicitação
O requerimento é um veículo de solicitação sob o amparo da lei. Esse documento pode ser direcionado a algum órgão superior ou, ainda, a vários destinatários, como o diretor da escola, o gerente, o professor, sendo pessoas que estão relacionadas ao assunto de maneira direta.

O requerimento, também chamado de petição, é um tipo de texto muito utilizado por entidades oficiais, órgãos públicos ou Instituições. Trata-se de um documento cuja função primordial é pedir, solicitar ou requerer algo.

Esse termo significa que o seu requerimento feito à autarquia foi concedido, então você tem direito ao benefício pleiteado.

– Deferido é um termo usado para dizer que uma solicitação foi aceita ou aprovada. Jáindeferido é quando o pedido não foi aceito. Esses termos são usados principalmente na área jurídica ou institucional, quando se trata de processos e despachos.

1 pretensão, pedido, requisição, demanda, exigência, instância, reclamação, reivindicação, rogo, solicitação, súplica.

Dirigir petição oficial a; solicitar, pedir, reclamar por meio de requerimento. 2. Exigir; determinar; precisar.

Formulário destinado a assuntos gerais, que não possuem formulário específico correspondente.