Como saber se uma pessoa sofre de bipolaridade?

Perguntado por: acamilo . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 19 votos

“A marca do transtorno bipolar é, na fase de mania, apresentar sintomas como pensamento acelerado, auto-estima aumentada, fala acelerada, necessidade diminuída de sono , tendência à irritabilidade, desinibição do comportamento, por vezes aumento da libido, aumento da vontade de consumir álcool e drogas, idéias de ...

Na primeira fase, a pessoa bipolar vive uma euforia fora do comum que a estimula a se engajar em comportamentos incomuns. Na segunda fase, ela é dominada por um estado de humor depressivo que consiste em uma tristeza frequente, pensamentos negativos e até ideação suicida.

O transtorno bipolar é uma condição psiquiátrica marcada por alterações no humor e comportamento, com oscilações entre a mania, hipomania e depressão. A mania é uma euforia intensa no qual o indivíduo parece estar sempre muito agitado, cheia de energia, como se fosse impossível ficar quieta.

Identifique possíveis gatilhos - alguns fatores podem desencadear ou piorar os sintomas das crises bipolares. Por exemplo: estresse, mudanças na rotina, sono prejudicado, consumo de álcool. Procure observar se há uma situação específica que pareça preditora de uma crise e, se possível, ajude evitá-la.

A irritabilidade no transtorno bipolar
Nos episódios de polo maníaco, o humor frequentemente está elevado: alegre, despreocupado, otimista, e acompanhado de um aumento da autoestima que pode variar desde uma autoconfiança sem crítica até uma grandiosidade delirante.

Evita-se pães, massas e demais fontes de carboidratos. A maior parte dos vegetais são permitidos na dieta cetogênica, mas é preciso retirar aqueles que são muito calóricos e proteicos. Não se deve ingerir batatas, mandioca, feijão, soja, lentilha, entre outras leguminosas.

Exame de sangue permite diagnosticar esquizofrenia e bipolaridade.

Através da análise de biomarcadores RNA, esse exame é capaz de apontar o quão severa é a depressão do paciente, o risco de desenvolver depressão severa no futuro e o risco de desenvolver distúrbio bipolar.

Evite discutir, pois esse debate pode desencadear uma crise na pessoa. Assim, evite dizer coisas que podem gerar irritação.

Mas o motivo principal pelo qual bipolares já diagnosticados surtam é: parar de tomar o remédio. Essa é uma infeliz rotina e acomete a maioria dos doentes. Uma vez que já sabemos que o indivíduo tem a doença, há chance para uma nova crise, e o grande desencadeante é o tratamento incorreto.