O que a Bíblia fala sobre a ira?

Perguntado por: ivilela4 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 4 votos

A Bíblia diz: "Irai-vos e não pequeis [...]" (Ef 4.26.) Ou seja, precisamos ter uma compreensão sadia a respeito da ira. As nossas emoções e reações nos foram dadas por Deus, e precisamos compreender esse fato. O grande problema é quando as pessoas não sabem cuidar das suas emoções.

“Não permita que a ira domine depressa o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos” (Ecl 7,9). Todos os indivíduos são pecadores, mas não se pode deixar levar pela raiva como dominadora. Porque é no coração dos sábios que o perdão mora.

IRA RENAL (Intrínseca ou estrutural) – A principal causa é a necrose tubular aguda (NTA isquêmica e/ou tóxica). Outras causas: nefrites tubulo-intersticiais (drogas, infecçoes), pielonefrites, glomerulonefrites e necrose cortical (hemorragias ginecológicas, peçonhas).

Romanos 1. 18 Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, 19 pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.

2 Quando os justos se aengrandecem, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo bgeme. 3 O homem que ama a sabedoria alegra seu pai, mas o companheiro de aprostitutas desperdiça os bens. 4 O rei com juízo sustém a terra, mas o amigo de subornos a destrói.

31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e ablasfêmias e toda a bmalícia sejam tiradas de entre vós. 32 Antes, sede uns para com os outros abenignos, misericordiosos, bperdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Ira: É o intenso e descontrolado sentimento de raiva, ódio, rancor que pode ou não gerar sentimento de vingança. É um sentimento mental e emotivo que conflita o agente causador da ira e o irado.

A ira se manifesta em nossas vidas quando somos contrariados em algum ponto em que julgamos que estamos corretos. Coisas que vemos ou ouvimos acionam o sentimento de ira dentro de nós. Todo sentimento é um espírito, que preenche nossa mente, vontade e emoções e se exterioriza por meio de nosso corpo.

O remédio para combater a ira é o perdão. Dando continuação a nossa série de estudos sobre os pecados capitais, tomemos conhecimento agora sobre o pecado da ira e o remédio para combatê-lo, o perdão. Sem sombra de dúvida, amar o inimigo foi um mandamento revolucionário e contraditório do ponto de vista humano.

4 E vós, apais, não provoqueis à ira vossos bfilhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.

Alerta Ter raiva, porém, é um sentimento natural, dizem os especialistas. Já a ira aponta quando algo não está certo ou alerta quando existe um possível problema. As pessoas que se sentem assim têm menos tolerância às frustrações e geralmente colocam expectativas irreais nos outros.