Como se chama a pessoa que pratica cyberbullying?

Perguntado por: nassuncao . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

A pessoa que comete o cyberbullying é chamado de "cyberbullie". Importante destacar que o “cyberbullying” pode trazer consequências drásticas, como a morte ou suicídio de alguém.

Cyberbullying é um tipo de bullying na internet, cometido por meio de canais virtuais, como redes sociais, aplicativos de mensagens e grupos online. Além de ofensa, difamação e/ou divulgação de imagens e informações pessoais da vítima, é caracterizado pela repetição dessa conduta por parte de um ou mais agressores.

espalhar mentiras ou compartilhar fotos constrangedoras de alguém nas mídias sociais; enviar mensagens ou ameaças que humilham pelas plataformas de mensagens; se passar por outra pessoa e enviar mensagens maldosas aos outros em seu nome.

Resumo: O Bullying é uma ação de violência repetida que ocorre em ambiente escolar, praticada por um agressor (Bullie) ou um grupo deles, com intenção de causar mal a uma ou mais vítimas. O Cyberbullying é uma forma virtual do Bullying que se caracteriza por usar a internet, em mídias sociais, para a agressão.

O cyberbullying é a continuação dessa violência, só que no ambiente virtual. O que motiva os agressores são, em geral, motivos fúteis, como a aparência ou o comportamento de uma pessoa.

Enquanto no bullying, o agressor é conhecido, no cyberbulling o agressor é, muitas vezes, anónimo, existe um distanciamento físico, as agressões chegam através dos telemóveis , redes sociais e mensagens , contribuindo desta forma para a complexidade do fenómeno e para o agravamento das consequências emocionais das ...

Ficam nervosos ao usar a internet; Apresentam comportamentos hostis e agressivos em relação aos pais e outros familiares; Apresentam com alguma frequência, consumo abusivo de álcool e cigarros.

Projeto de lei 6.521/19 - Tipifica o crime de intimidação sistemática virtual (cyberbullying) e o assédio sistemático virtual (cyberstalking). Projeto de lei 3.402/21 - Acrescenta o art. 140-A ao decreto-lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), para prever o crime de cyberbullying.

No Brasil, o cyberbullying é passível de punição por meio do Código Penal quando se tratam de crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria). Nestes casos, as punições previstas podem chegar a quatro anos de reclusão, além de pagar indenizações por dano moral.

Além de causar dano a sua imagem pública, a pessoa pode desenvolver uma série de traumas que podem fazer o indivíduo se isolar socialmente, sentir desconforto e tristeza contínua. Outro ponto importante é que se a vítima tiver transtornos, ou for propensa a eles, ela pode ter uma piora em seu quadro de saúde mental.

Essa resposta é bem simples e, possivelmente, você já até sabe a resposta. O Cyberbullying é pior porque ele é mais fácil de ser praticado, mais rápido e pode ser feito de maneira anônima. Sendo assim, olhando pela perspectiva do Bullie, a internet é uma mão na roda no momento da prática do assédio virtual.

A VÍTIMA: Geralmente, são pessoas passivas, fisicamente mais fracas, apresentam menos amigos, demonstram baixa autoestima, são rejeitados pelos pares e dependente de outros, apresentando diferenças observáveis e/ou habilidades sociais mais fracas.

Quais são as 7 formas de cyberbullying mais comuns.

  • ⁣⁣– Ameaça > prevista no art. 147 do CP;⁣⁣
  • – Calúnia > prevista no art. 138 do CP;⁣⁣
  • – Difamação > prevista no art. 139 do CP;⁣⁣
  • – Injúria > prevista no art. 140 do CP; e⁣⁣
  • – Falsa Identidade > prevista no art. 307 do CP.⁣⁣

O que é um agressor? Agressor (em inglês, conhecido por bully) é a pessoa que age de forma agressiva ou violenta contra a vítima ou grupo de vitimas, causando-lhes danos físicos, económicos ou emocionais.

Os dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar também indicam que o percentual dos meninos que sofrem bullying (7,9%) é maior do que o de meninas (6,5%). São os meninos também os que mais praticam bullying com os colegas, 26,1% contra 16% das meninas.

Postar comentários ou rumores sobre alguém online que sejam maldosos, ofensivos ou constrangedores. Ameaçar machucar alguém ou mandar que se matem. Publicar uma foto ou vídeo maldoso ou prejudicial. Fingir ser outra pessoa online para solicitar ou publicar informações pessoais ou falsas sobre outra pessoa.