Como saber se eu sou intolerante ao glúten?

Perguntado por: mferreiras . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 9 votos

Sintomas

  1. Barriga inchada e excesso de gases ao comer alimentos como macarrão e pão.
  2. Tonturas ou cansaço após as refeições.
  3. Enxaquecas frequentes.
  4. Manchas vermelhas na pele.
  5. Dor nos músculos.
  6. Variação entre prisão de ventre e diarréia.

O diagnóstico da doença celíaca é muito simples. Ele pode ser obtido por meio do nosso Autoteste Glúten em até 10 minutos. Novidade no Brasil, o marcador de última geração é mais eficaz em casos de deficiência de IgA, permite a detecção da doença em crianças e atesta positividade em casos de baixa ingestão de glúten.

Quando comemos alimentos que contêm glúten, eles ativam uma proteína chamada Zonulina, que é a responsável pela regulação das junções apertadas do intestino. Essa Zolunina, quando liberada, dilata essas junções e permite que partículas maiores e toxinas cheguem à flora intestinal, aumentando a inflamação.

Em pessoas com doença celíaca, cortar o glúten da dieta não é uma simples escolha, mas uma real necessidade. Em celíacos, a ingestão dessa proteína – encontrada em grãos como trigo, centeios e cevada – danifica o revestimento do intestino delgado e pode interferir na absorção dos nutrientes.

O motivo dessas preparações estarem na lista de alimentos que estufam a barriga é que o trigo contém uma proteína chamada glúten. Dessa forma, quem tem a doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, tem grandes problemas digestivos. Os principais sintomas são inchaço, gases, diarreia e dor de estômago3.

Uma das consequências do contato acidental com glúten é a distensão abdominal e o incômodo com gases. Tomar carvão ativado ajuda a reduzir esses sintomas.

Tomar carvão ativado ajuda a reduzir esses sintomas. Se for utilizar carvão ativado, primeiramente procure um médico e não esqueça de aumentar a quantidade de água para evitar a prisão de ventre, pois caso contrário a melhora irá demorar mais.

Como diagnosticar a Intolerância ao Glúten? Entre os exames necessários para diagnosticar a Intolerância ao Glúten está o Celia Test, que analisa os cromossomos DQ2 (associado à doença em 90% dos casos) e DQ8 (associado em 6% dos casos). Além deles, testa-se o Anti-endomisio, Transglutaminase tecidual, e Gliadina.

A “crise celíaca” se caracteriza por diarreia aquosa explosiva, distensão abdominal importante, hipotensão, letargia e desidratação com grave associação de distúrbios eletrolíticos, em especial hipopotassemia.

Por conta disso, enquanto alimentos que não contém glúten precisam de cerca de 18 horas para serem digeridos por completo, aqueles que são ricos em glúten levam 26 horas em média.

São sintomas desencadeados pela ingestão de glúten (especialmente o trigo), como: desconforto/dor e distensão abdominal, gases, diarreia (que podem acontecer também em outra entidade, a síndrome do intestino irritável), dor de cabeça e dores musculoesqueléticas, sonolência, fadiga.

Mito. Muitas pessoas acreditam que o glúten engorda porque, ao retirarem esses cereais do cardápio, elas perdem peso. Isso não acontece por causa da proteína.