Como saber se estou com retenção de líquido ou gordura?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Entretanto, com um teste simples dá para descobrir se é gordura ou retenção de líquido: basta apertar a pele por dois segundos e observar. Se a marca do dedo ficar por três segundos ou mais, há líquido retido nos tecidos periféricos. Se isso não acontecer, existe aumento de gordura.

Também chamado de cacifo, ele é verificado a partir da aplicação de pressão com um dedo sobre a pele durante 5 segundos. Caso a depressão não se desfaça imediatamente após a retirada do dedo, evidencia-se o inchaço.

Uma pessoa pode apresentar oscilação de cerca de 1 a 3 Kg num único dia devido a retenção de líquido. Ocorre da seguinte maneira: Ao ficarmos em pé, durante o dia, pode ocorrer um certo extravasamento de liquido de dentro dos vasos sanguíneos das pernas para o tecido ao redor (chamado interstício).

O inchaço pode se localizar em uma parte específica, como em tornozelos, pés ou abdômen. Mas também pode acabar se espalhando para o corpo todo, de forma mais grave e desconfortável. Nem todo inchaço no corpo é resultado da retenção de líquido.

Manter a hidratação do corpo com a ingestão de água nas quantidades adequadas é indispensável para combater a retenção de líquidos, pois ajuda a eliminar as toxinas através da urina e garante o melhor funcionamento dos rins. Por isso, é muito importante que você esteja seguro sobre a qualidade da água que ingere.

É importante esclarecermos que a retenção de líquidos não está diretamente associada à gordura corporal. São coisas diferentes. Mas, de qualquer forma, ela pode sim aumentar significativamente o seu peso na balança (algo entre 1 a 3 kg).

Para combater o inchaço e a retenção de líquido, o ideal é garantir o bom funcionamento do organismo com uma alimentação saudável e balanceada. Além disso, beba no mínimo dois litros de água por dia, pois isso vai impulsionar a eliminação de toxinas do seu corpo e o bom funcionamento dos rins.

Diuréticos não emagrecem e produzem riscos ao organismo.

O diurético mais poderoso
É a ÁGUA! De acordo com a nutricionista, de nada adianta consumir muitos alimentos e chás diuréticos se a ingestão de água estiver abaixo do ideal, já que, dessa forma, o corpo vai reter mais líquido para “se proteger”, e o metabolismo fica menos eficiente.

Na Barbozão Manipulação, você encontra diversas opções de remédios diuréticos para retenção de líquidos, como a furosemida e a espironolactona. Além disso, também oferecemos outros produtos que podem ajudar a melhorar a sua saúde, como enzimas digestivas e orlistat para controle de peso.

A principal causa da retenção de líquidos é o acúmulo de água entre uma célula e outra. Esse acúmulo, por sua vez, pode ser ocasionado por uma série de condições: alimentação incorreta, sedentarismo, medicamentos, problemas de circulação e pressão sanguínea, problemas nos rins, fígado e coração e doenças da tireoide.

A média, de acordo com a treinadora, é acumular até 2,5 kg de inchaço, mas o número pode dobrar, dependendo da sua alimentação e nível de atividades físicas. "Lembre-se que um número não reflete nada sobre você ou seu corpo.