Como saber se estou com icterícia?

Perguntado por: abelem5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 2 votos

Em pessoas com icterícia, os sintomas a seguir podem ser motivo para preocupação:

  1. Dor abdominal e sensibilidade intensas.
  2. Alterações no funcionamento mental, como sonolência, agitação ou confusão.
  3. Sangue nas fezes ou fezes negras.
  4. Sangue no vômito.
  5. Febre.

Como saber se o bebê está com icterícia
Se a pele ficar amarelada quando você parar de fazer pressão, fale com o Pediatra ou leve o bebê à maternidade para um exame mais detalhado (não é preciso se apavorar). Para crianças de pele mais escura, observe se os olhos ou as gengivas estão amarelas.

A manifestação clínica da icterícia é a coloração amarelada da pele e das mucosas, vista mais facilmente nos olhos, acompanhada de escurecimento da urina. Pode apresentar outros sinais e sintomas, dependendo da causa da icterícia, como perda de peso e de apetite e fezes mais claras."

Tratamento. A fototerapia é realizada por meio de um equipamento que emite uma luz capaz de quebrar o excesso de bilirrubina presente na corrente sanguínea, de forma que ela seja eliminada mais rapidamente pelo organismo. Geralmente, os bebês precisam se submeter ao procedimento por algumas horas.

Exames. Os níveis de bilirrubina são medidos para confirmar o diagnóstico de icterícia, e testes são feitos para determinar se qualquer bilirrubina elevada é conjugada ou não conjugada. A concentração pode ser medida em uma amostra de sangue ou mediante um sensor colocado na pele.

Dessa forma, a icterícia é classificada em icterícia pré-hepática, hepática e pós-hepática, e diversas condições estão associadas a manifestação e ao aparecimento destes tipos (1,2,5).

Apesar de nem sempre a icterícia ser uma condição grave ou com sérias consequências, o tratamento adequado é necessário porque, quando o nível de bilirrubina no sangue está muito alto, pode causar lesão cerebral, uma condição chamada kernicterus.

Não é uma doença por si só, mas é indicativo de doenças no fígado, como hepatites, cirroses e obstrução das vias biliares. A causa da icterícia é o excesso de bilirrubina, uma substância de cor amarela produzida pelo fígado e que, geralmente, é eliminada na urina e nas fezes.

A grande importância do tratamento da icterícia é evitar a encefalopatia bilirrubínica. Inicialmente, esta doença se caracteriza pela letargia, hipotonia e sucção débil que, se não tratada adequadamente, pode evoluir com irritabilidade, hipertonia, febre e choro agudo alternados com sonolência e hipotonia.

Outra importante medida de prevenção da icterícia é o banho de sol. “Indicamos não só a bebês com icterícia, mas a todos os recém-nascidos. Além de prevenir o sol é um grande responsável pela ativação da vitamina D em nosso organismo”, falou a pediatra.

Tratamentos caseiros para a icterícia
"Não existe tratamento caseiro, como chá de alpiste, essas coisas, isso aí não resolve de forma nenhuma a icterícia", afirma a pediatra. Além disso, o banho de sol em recém-nascido não é indicado no Brasil para cuidar do amarelamento da pele.

Qual o grau normal da icterícia? A icterícia neonatal considerada normal, chamada de fisiológica, começa geralmente no terceiro dia depois que o bebê nasce e vai embora, normalmente, em até 1 mês. Sendo que, nos bebês prematuros, pode levar mais alguns dias.

A bilirrubina é um pigmento amarelo escuro e como é normalmente excretado no intestino gera a coloração marrom das fezes. Quando a bilirrubina não é excretada normalmente no intestino as fezes ficam com coloração esbranquiçada (acolia).

Os valores normais são os seguintes: Bilirrubina indireta: 0,1 e 0,7 mg/dL. Bilirrubina direta: 0,1 a 0,4 mg/dL.

Depois que o bebê nasce, todos esses os glóbulos vermelhos não são mais necessários, são destruídos, gerando grande quantidade de bilirrubina. Como seu fígado pode não estar totalmente desenvolvido para processar toda essa substância, mais bilirrubina que o normal permanecerá no seu corpo.

A icterícia é uma condição que ocorre quando as células vermelhas do sangue hemolisam (quebram), levando-o a produzir a bilirrubina, substância amarelo-alaranjada que é difícil para um bebê eliminar, pois seu fígado não está totalmente desenvolvido e com funcionamento adequado.