Como saber se estou com hemorroida ou HPV?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Os sintomas incluem coceira, secreção e, em alguns casos, um odor forte. Às vezes, as “bolinhas” são confundidas com hemorroidas. Mas o condiloma tem um aspecto bem característico. As hemorroidas ocorrem quando as veias do ânus dilatam, incham ou se rompem, causando a doença hemorroidária.

Diferença Hemorroida x HPV
Sintomas como dor, sangramento, coceira podem estar presentes em outras doenças como fissura anal, fistula e HPV. Para diferenciar hemorroida do HPV é importante marcar um consulta com um coloproctologista que é especialista em doenças do intestino, reto e ânus.

As lesões do HPV podem ser de dois tipos: clínicas ou subclínicas. Nas lesões clínicas, o paciente pode apresentar verrugas na região genital e anal – chamadas de condilomas. Geralmente, elas são assintomáticas, mas pode haver coceira sensação de corpo estranho em região anal ou até sangramento nas lesões maiores.

Algumas vezes a HPV pode se confundir com a sífilis, dependendo do tipo de vírus que acomete o paciente.

O principal sinal de infecção pelo HPV é o surgimento de verrugas ou lesões na pele, normalmente como uma pequena mancha branca ou acastanhada. Também pode surgir coceira e irritação no local. Muitas vezes, no entanto, a lesão pode não ser visível a olho nu, aparecendo apenas em exames médicos.

Exame clínico – na presença de uma lesão vegetante, tipicamente relacionada ao HPV que é o condiloma;

  1. Técnicas de magnificação – como por exemplo na colposcopia, quando se vê lesões subclínicas na vulva, vagina, colo ou pênis;
  2. Diagnóstico molecular – tem sua utilização restrita a situações muito específicas.

Também devemos suspeitar nos casos de ardência, coceira ou placas na região genital. As lesões, entretanto, também podem ser na garganta, boca e lábios. Isso pode acontecer, aliás, devido ao sexo oral. As lesões nem sempre são visíveis.

Os sintomas do HPV feminino podem variar de pessoa para pessoa, porém dor não é sintoma. O que pode ocorrer em alguns casos de lesões subclínicas (as chamadas neoplasias intraepiteliais de colo de útero – NIC) é sangramento após a relação sexual.

Aspecto das verrugas – pode ser da cor da pele ou ligeiramente mais escuras. A parte de cima das verrugas pode ser macia ou ser enrugada, lembrando uma couve-flor.

Quando há uma suspeita no preventivo de uma lesão precursora, a mulher deve submeter-se a uma colposcopia. Esse exame é igual ao exame ginecológico comum, mas o médico irá examinar o colo do útero através de uma lente de aumento. Se ele encontrar uma lesão precursora, poderá realizar o tratamento na hora.

O principal sinal da infecção pelo vírus são as verrugas genitais que têm a aparência similar a de uma couve-flor. Além desse, outros sinais como caroços ou feridas no pênis, escroto, ânus, boca ou garganta também podem indicar que você está infectado.

Em geral, as lesões são pápulas irregulares, endurecidas e ásperas.