Como saber se é sujeito ou objeto?

Perguntado por: ndinis . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.4 / 5 4 votos

Na voz ativa, o sujeito é o termo que pratica a ação. O que a sofre é o objeto direto. Por exemplo: - Os alunos estudaram a matéria.

A diferença entre sujeito e objeto perpassa tanto o sujeito quanto o objeto. Ela não deve ser absolutizada nem apagada do pensamento. No sujeito propriamente tudo é imputável ao objeto; o que nele não é objeto, faz estalar semanticamente o "É".

O objeto em uma frase é, geralmente, o destino de uma ação ou o destino do verbo usado na frase. Se o sujeito é o executor, aquele que executa a ação, o objeto, em si, é aquele que recebe a ação.

O objeto direto é o complemento de um verbo transitivo. Ele é ligado a esse verbo de forma direta, ou seja, sem preposição. Assim, completa o sentido de verbos transitivos diretos e indiretos.

Tipos de sujeito

  1. O sujeito é determinado quando está precisamente identificado. Pode ser sujeito determinado simples, composto ou oculto.
  2. O sujeito é indeterminado quando não se consegue definir.
  3. O sujeito é inexistente em orações formadas sem sujeito.

Sujeito e Objeto formam entre si, uma relação mútua e de complementariedade, pois o Sujeito, aquele que pretende conhecer, se relaciona com o Objeto, o qual será conhecido, de tal forma à produzir o que chamamos de verdade científica, ou verdade parcial.

A diferença entre predicativo do sujeito e predicativo do objeto é a atribuição da característica ser feita ao sujeito ou ao objeto. Enquanto o predicativo do sujeito atribui uma característica ao sujeito, o predicativo do objeto atribui uma característica ao objeto.

Saiba como definir seu objeto em um projeto de pesquisa

  1. O tema é diferente do objeto. Definir o objeto de estudo é algo que pode ser pensado em etapas. ...
  2. É preciso delimitar o objeto. ...
  3. Quanto mais específico melhor. ...
  4. Você não precisa estudar algo inédito ou "grandioso" ...
  5. Objetos iguais podem resultar em trabalhos diferentes.

Significado de Objeto
substantivo masculino Coisa material que pode ser percebida pelos sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar): uma bola é um objeto, um lápis é um objeto, um celular é um objeto. Causa de um sentimento, de uma ação: o objeto do desejo.

A primeira coisa que nos vêm à mente se somos questionados sobre o que seria um objeto é o seu sentido material, ou seja, um corpo inanimado dotado de uma determinada forma física que exerce uma função.

Exemplos:

  1. Ana vende livros. (livros = objeto direto)
  2. O pai abraçou o filho. (o filho = objeto direto)
  3. Você conhece o José? (o José = objeto direto)
  4. Convidei meus amigos para a festa. (meus amigos = objeto direto), (para a festa = objeto indireto).

O objeto direto é um complemento verbal e na maioria das vezes ele não está acompanhado por preposição. Assim como o objeto indireto, o objeto direto é um termo integrante da oração que completa o sentido dos verbos transitivos, o qual sozinho não consegue transmitir uma mensagem com sentido completo.