Como saber se a tosse é viral ou bacteriana?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.2 / 5 5 votos

Não é algo nojento, mas sim importante para saber se a infecção é viral ou bacteriana. Assim, quando o muco é claro e fino, a infecção deve ser viral.

A cor do catarro pode dar indícios sobre a causa da tosse produtiva, se for esbranquiçado, a origem tende a ser viral, já infecções bacterianas fazem o catarro ficar com um tom de amarelo-esverdeado.

Quando nosso organismo é atacado por um vírus ou bactéria, as nossas vias aéreas ficam inflamadas e os tecidos incham e acumulam líquido. o fluido produzido escorre pela parte de trás da garganta causando um “gotejamento pós-nasal”. Isso desperta o desejo do corpo engolir ou tossir para limpar a garganta.

A maioria dos sintomas dura de cinco a sete dias, com exceção da tosse e do cansaço generalizado, que podem perdurar por até 14 dias2. Ou seja, a resposta de quanto tempo dura uma gripe pode estar mais nos sintomas do que na presença da infecção viral em si.

Se seu filho tem dor de garganta, coriza e tosse, um vírus é a causa provável e um teste para “strepetococo” poderá ser necessário para ver se há necessidade de utilizar antibiótico.

Sintomas de pneumonia silenciosa
A pessoa apresenta sintomas respiratórios como tosse e febre, mas não apresenta falta de ar importante que indicaria que a saturação de oxigênio estava baixando, com necessidade de procurar imediatamente socorro médico.

Isso é feito com lavagem nasal, utilizando água e sal ou soro fisiológico. Assim como na bronquite, quando detectada a presença de bactérias pode ser necessário o uso de antibióticos.

O que é bom para crise de tosse?

  1. Manter o ambiente limpo e ventilado. Em geral, muitas crises são motivadas pelo contato com alérgenos ou pela infecção com bactérias e vírus. ...
  2. Usar umidificadores de ar no dia a dia. ...
  3. Fazer lavagem nasal diariamente. ...
  4. Tomar medicamentos para amenizar o sintoma.

De acordo com os especialistas, a tosse aguda é aquela que dura até 3 semanas. Já a tosse crônica dura mais de 8 semanas e deve ser investigada independente dos sintomas relacionados.

Nas amidalites por vírus, a infecção atinge a região das amídalas e faringe e deve ser tratada com analgésicos e anti-inflamatórios simples. Já nas amidalites bacterianas, que provocam grande inflamação nas amídalas associada ao aparecimento de placas de pus na região, é necessário o uso de antibióticos específicos.

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.