Como saber se a saúde está boa?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

Para saber se está bem de saúde é importante consultar o médico de forma regular para que se possam ser solicitados e realizados exames que indicam como está a saúde, como por exemplo a medição da pressão arterial, concentração de açúcar no sangue e realização de exame de urina.

5 principais indicativos de que você é uma pessoa saudável

  1. Você segue uma alimentação equilibrada. ...
  2. Você pratica exercícios regularmente. ...
  3. Você cuida da sua saúde mental. ...
  4. Você se sente bem descansado ao acordar. ...
  5. Você faz acompanhamento médico e realiza exames de rotina.

5 sinais que o corpo demonstra quando a saúde não está bem

  1. Cansaço mais que o normal.
  2. Ganho de peso.
  3. Dor de cabeça.
  4. Pele manchada.
  5. Urina alterada.

O hemograma é um dos exames de sangue mais completos, sendo responsável por identificar as condições do organismo, em especial, das células que compõem o sangue.

Falta de ar: esse já era um indicativo para procurar um médico, mas tornou-se um agravante durante a pandemia, sendo um dos principais sintomas do covid-19; Dores crônicas: se você perceber uma dor em alguma parte do corpo que você precisa tomar medicamentos para parar, é importante procurar por avaliação médica.

Muitas vezes, quem tem o sistema imunológico mais fraco apresenta sintomas simples e facilmente perceptíveis como tontura, queda de cabelo e unhas quebradiças. Se você costuma ter gripes ou infecções respiratórias repetidamente, em curtos intervalos, também pode ser um forte indício.

8 sinais de imunidade baixa

  1. Cansaço. ...
  2. Extremidades corporais frias. ...
  3. Doenças recorrentes. ...
  4. Sono excessivo. ...
  5. Infecções constantes. ...
  6. Queda de cabelo excessiva. ...
  7. Olhos secos. ...
  8. Constipação ou diarreia.

não for associada a uma gripe; durar mais que um dia; vir acompanhada de outros sintomas como dor de cabeça, dores no corpo, vômito, confusão mental, vermelhidão na pele, dor ao urinar, sonolência etc.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias.

O sistema imunológico é fundamental para combater doenças e manter ativos as funções de outros órgãos vitais do nosso corpo. Uma pessoa que vive com a imunidade em alta tem mais qualidade de vida, disposição para praticar exercícios e ter uma vida mais ativa.

Problemas de saúde são condições que afetam nosso bem-estar e qualidade de vida, pois geralmente são incapacitantes – fato este que se agrava se se tratar de um problema crônico, como por exemplo, alguma alergia alimentar.

Ser doente x estar doente
Quem é doente precisa estar sendo constantemente acompanhado por um ou vários especialistas a fim de que possa ter uma vida normal. Alguém que tenha, por exemplo, esquizofrenia tem que fazer tratamento com medicação e acompanhamento geralmente realizado por psicólogo e psiquiatra.

Entre os sintomas das doenças infecciosas, podemos citar febre, dor de cabeça, dor no corpo, dores abdominais, diarreia, náusea, vômito, cansaço, mal-estar, dor ao urinar, corrimento nasal, entre tantos outros.

vitamina D

A vitamina D é considerada um hormônio que atua na saúde dos ossos, músculos, imunidade e diversos outros sistemas. Ela é produzida pelo nosso corpo através da exposição solar, mas também pode ser adquirida em alguns alimentos e suplementação.

Vitamina D

Vitamina D
As células de defesa presentes no sistema imunológico, chamadas linfócitos, apresentam receptores que ajudam a vitamina D no fortalecimento das células de defesa.

Hemograma completo
Com os valores de referência como comparativo, o profissional de saúde consegue identificar se determinados componentes estão na quantidade ideal para o funcionamento saudável do organismo, como explica a Dra. Karina a seguir: “O exame mais comum para avaliar a imunidade é o hemograma.