Como saber se a pressão está baixa?

Perguntado por: ocavalcanti . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Os principais sintomas da pressão baixa são: visão embaçada, fraqueza, taquicardia, sensação de desmaio, sono excessivo, diminuição da energia. É importante ressaltar que a pressão baixa também pode não causar ao paciente qualquer sintoma ou alteração que o faça perceber que há algo de errado com seu organismo.

Quando estiver superior a 140×90 mmhg, a pressão está alta e inferior a 90×60 mmgh, significa que é baixa. A pessoa pode estar com a pressão alta e nem sempre ter sintomas, mas o normal é sentir palpitações, dor de cabeça constante, tontura, visão embaçada ou dor na nuca.

É considerado pressão baixa quando a pressão arterial é inferior a 90×60 mmHg. Isso porque, conforme os critérios internacionais estabelecidos, os valores de referência desejáveis da pressão arterial estão ao redor de 120 mmHg x 80 mmHg, ou o popular 12 por 8.

Nesses casos, o ideal é se deitar e elevar as pernas para que a circulação possa melhorar. Ainda assim, não é preciso fazer nenhum tipo de tratamento. Existem ainda as pessoas que têm a pressão constantemente baixa e que, por isso, necessitam de atenção médica.

Quando a pressão arterial está normal, isso significa que todos os tecidos do corpo estão conseguindo ser adequadamente perfundidos. Em geral, consideramos uma pressão arterial entre 100/60 mmHg e 120/80 mmHg.

Estratégias para regular a pressão naturalmente
Assim, é recomendado que mesmo as pessoas que apresentem pressão baixa consumam, até 2g de sódio (ou até 5g de sal) indicados pela OMS e evitem períodos prolongados de jejum, comendo regularmente a cada 3 ou 4 horas.

A pressão arterial baixa pode não ser tão ruim em relação à pressão alta e, de fato, para algumas pessoas não é. No entanto, essa disfunção pode causar tontura e desmaios e, em casos mais graves, pode ser fatal. As causas podem variar de desidratação a graves distúrbios médicos ou cirúrgicos.

O sintoma mais comum é uma dor de cabeça “típica”, localizada na nuca, muitas vezes acompanhada de dor no pescoço. É pior quando se está de pé ou sentado e melhora ou desaparece dentro de 20 a 30 minutos depois de se deitar, chamada também de dor de cabeça “ortostática” ou “postural”.

Os principais sintomas da pressão baixa são: tontura, desmaio, vertigem, visão embaçada, náuseas, fadiga e falta de concentração. Já nos casos mais graves, a pessoa acometida por pressão baixa pode apresentar confusão, esfriamento do corpo, respiração ofegante e batimentos cardíacos acelerados.

Couve, espinafre, rúcula, agrião e acelga: essas são as principais folhas verde-escuras que ajudam a baixar a pressão. Elas são cheias de vitaminas, como a A, K e todo o complexo B, que contribuem com a boa circulação do sangue.

Apesar de incomum, também leva à interrupção do fluxo sanguíneo. O ataque cardíaco ou infarto pode ocorrer, ainda, em situações quando a pressão arterial está muito baixa e, consequentemente, a quantidade de sangue que atinge o coração é reduzida consideravelmente.

A pessoa deve deitar-se numa posição confortável e, se possível, com os pés mais elevados do que o coração e a cabeça; Deve também ingerir bastante líquido para aumentar o volume do fluxo sanguíneo, mas em pequenos goles e dar preferência a sucos de frutas, se estiver em jejum há muito tempo.