Como saber se a dor de dente é grave?

Perguntado por: upires . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

Pessoas que têm sinais de alerta e aqueles com inchaço ao redor dos olhos devem ir ao hospital imediatamente. Pessoas que não têm sinais de alerta, mas que tenham inchaço sobre a mandíbula, dor muito forte ou drenagem de pus da base de um dente devem ir ao dentista o quanto antes.

A dor de dente intensa pode estar relacionada a uma série de fatores, como doenças bucais. A cárie é uma das principais condições que levam a esse problema. Outro é o bruxismo, que causa o desgaste do esmalte do dente e leva a graves dores na região.

Sintomas da dor no nervo do dente

  1. Dor aguda e penetrante no dente;
  2. Dificuldade ao se alimentar e beber;
  3. Pulsação dentária, podendo causar dor de cabeça;
  4. Sensibilidade ao ingerir alimentos quentes ou frios;
  5. Dor ao consumir doces e frutas cítricas.

A dentista comenta que a intensidade da dor da cárie varia conforme a evolução do dano. Portanto, o desconforto pode ter um início de leve a moderado, até chegar em um nível excessivo, pulsante e até mesmo insuportável. “Quanto mais grave a doença, maior a dor”, afirma.

Nunca desconsidere um dente inflamado. Apesar de às vezes poder parecer algo mais tranquilo, na verdade pode ser uma situação perigosa em alguns casos. As bactérias que estão ali no dente podem migrar, pela corrente sanguínea, para outras partes do organismo e acarretarem outros danos.

4) Dente sensível
Os dentes sensíveis podem ser o resultado de cáries, fraturas e até mesmo doenças periodontais. Por isso que se você anda sentindo maior sensibilidade ao ingerir determinados tipos de alimentos, talvez seja uma boa hora para fazer aquela visita ao seu dentista.

Óleo de cravo : pode ajudar a aliviar a dor dental. Alguns géis anestésicos utilizam óleo de cravo; Analgésicos como o ibuprofeno e o paracetamol podem ajudar a aliviar temporariamente os sintomas dolorosos; Alternância de frio e calor : alternância de uma compressa fria ou quente na parte externa da boca.

Durante a dentição, alguns bebês ficam mais agressivos do que o habitual por causa da dor e inchaço nas gengivas. Os sintomas geralmente aparecem cerca de três a cinco dias antes do dente nascer (mas há casos em que duram semanas), e desaparecem assim que os dentes rompem a pele.

Por isto, é inadiável a consulta no Médico Dentista logo após os primeiros sintomas mesmo que a dor desapareça após medicação analgésica. Poderá raramente acontecer que a situação não implique tratamento dentário, contudo deverá ser sempre diagnosticada.

O dente latejando vai muito além de um mero incômodo e pode acbar prejudicando a rotina, pois é um sintoma que está associado à inflamação do nervo dentário (pulpite). Essa estrutura é a parte mais interna e sensível do dente, sendo composta por vasos sanguíneos e nervos que fortalecem a arcada dentária.

Para tratar o dente latejando, você pode tomar dipirona, paracetamol, ibuprofeno, naproxeno, diclofenaco sódico, ácido acetilsalicílico etc. Para passar no dente pulsando, você pode optar pela benzocaína ou lidocaína, por exemplo.

Se você está com um dente doendo muito, o mais indicado é procurar a ajuda de um profissional. Porém, para quem não tem um plano odontológico, o único caminho é buscar um hospital comum. Nesse caso, o problema será apenas amenizado, não tratado.

Em terceiro lugar algumas escalas mostram que vem a dor de dente. E por que dói tanto? A pior dor de dente é a dor advinda da pulpite, a inflamação da polpa do dente.

Considerada como a pior dor do mundo, a Neuralgia do nervo trigêmeo pode ser confundida como dor de dente, enxaqueca e até a distúrbios psiquiátricos.

Neuralgia do trigêmeo é uma doença milenar que acomete indivíduos de ambos os sexos e tem predomínio em pessoas acima dos 50 anos. A dor decorrente da doença do nervo é extremamente intensa, sendo uma das piores experiências que o ser humano pode vivenciar.