Como saber quantos IPVA eu devo?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

A consulta de IPVA pode ser feita pelo site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do estado de registro do veículo. Basta clicar na aba de serviços “IPVA” e em “consulta de débitos”. O próximo passo é fazer a identificação do veículo, incluindo o número de RENAVAM e a placa do automóvel.

As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo.

A Secretaria da Fazenda é responsável pela arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Estado de São Paulo. Para mais informações sobre débitos, restituições, dispensa ou isenção do pagamento do IPVA acesse o portal www.fazenda.sp.gov.br ou ligue para 0800 0170 110.

A consulta dos débitos pode ser feita pelos sites do Detran dos respectivos estados, por meio do número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), uma espécie de CPF do veículo, que pode ser encontrado no CRLV do automóvel. A pesquisa também pode ser feita no site da Secretaria da Fazenda de cada estado.

cinco anos

Após quantos anos a dívida de IPVA caduca? A dívida de IPVA prescreve após cinco anos, ou seja, depois desse período o governo deixa de realizar cobranças.

Meios de consultar o IPVA
A consulta de IPVA pode ser feita pelo site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do estado de registro do veículo. Basta clicar na aba de serviços “IPVA” e em “consulta de débitos”. O próximo passo é fazer a identificação do veículo, incluindo o número de RENAVAM e a placa do automóvel.

Passo a passo

  1. Acessar o site do Detran de seu estado;
  2. Buscar pela opção de Consulta de débitos, Extrato ou similares;
  3. Preencher o número da placa e o Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) do automóvel;
  4. Cumprir a etapa de autenticação Captcha;
  5. Clicar em Consultar e aguardar o processamento da solicitação.

O que acontece se for pego na blitz com IPVA atrasado? De acordo com a legislação de trânsito, se o veículo for parado em uma blitz e ele estiver com o IPVA atrasado, isso não é motivo para o automóvel ser obrigatoriamente rebocado – isso depende do agente de trânsito.

A condição de pagamento deve corresponder ao valor total, ou seja, não será possível fazer o parcelamento de apenas uma parcela ainda em aberto, mas sim de todas que estiverem vencidas. Nas empresas credenciadas é possível utilizar cartões das bandeiras Mastercard, Elo, Visa, American Express e Hipercard.

Clique em "Entrar com gov.br" no canto superior direito da sua tela e insira seus dados. Após o login, você deve localizar no canto superior esquerdo da página o bloco "Consulta", ali clicar em "Veículo" e depois em "Consultar Meus Veículos".