Como saber qual é a cultura da empresa?

Perguntado por: agomes4 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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8 jeitos de descobrir a cultura da empresa

  1. 1 Comportamento dos líderes.
  2. 2 Políticas da empresa.
  3. 3 Código de ética publicado.
  4. 4 Organograma.
  5. 5 Portfólio de produtos e serviços.
  6. 6 Layout da empresa.
  7. 7 Rotatividade.
  8. 8 Salários.

Através do conhecimento da cultura, somos capazes de saber se estamos alinhados ou não com a forma de pensar e agir da organização.

  1. Fale com colaboradores. ...
  2. Fale com clientes e fornecedores. ...
  3. Leia a revista institucional. ...
  4. Verifique se há organograma. ...
  5. Recursos humanos. ...
  6. Redes sociais.

Existem 4 tipos de cultura organizacional que são as de poder, papéis, tarefas e pessoas.

Chama-se cultura empresarial a combinação de comportamentos, atitudes, missão, visão, valores e expectativas que guiam uma organização diariamente, no intuito de alinhar o comportamento dos colaboradores ao comportamento esperado pela empresa.

A cultura de uma empresa é influenciada pelos colaboradores, mercado, exigências dos clientes, avanços tecnológicos e outros fatores. Isso faz com que ela seja mutável e propensa à transformação.

  • 7 Tipos de Cultura. Cultura de Massa. ...
  • Cultura Erudita. Diferente da cultura de massa, a cultura erudita é resultado do conhecimento adquirido por meio da pesquisa e do estudo nos mais diferentes campos. ...
  • Cultura Popular. ...
  • Cultura Material. ...
  • Cultura Imaterial. ...
  • Cultura Organizacional. ...
  • Cultura Corporal.

A cultura é compreendida como os comportamentos, tradições e conhecimentos de um determinado grupo social, incluindo a língua, as comidas típicas, as religiões, música local, artes, vestimenta, entre inúmeros outros aspectos.

Como exemplos, podemos citar as tradições, as festas populares, os saberes e valores partilhados por um grupo social, sua música e dança, as comidas, lendas e até mesmo o “jeito de ser” de uma população.

Artefatos, valores compartilhados, pressuposições básicas, histórias, rituais e cerimônias, símbolos materiais e linguagem são os 7 principais componentes da cultura organizacional e o seu impacto é imenso, uma vez é justamente a cultura que aponta a mentalidade da empresa e direciona o comportamento dos colaboradores.

O desenvolver da cultura organizacional

  1. Crie um significado. Quais os valores que você deseja que sejam passados para os seus clientes? ...
  2. Construa um pilar. ...
  3. Não tente incluir todo mundo. ...
  4. Deixe a sua liderança dizer o caminho. ...
  5. Crie rituais. ...
  6. Contrate de acordo com a cultura.

O caminho para criar uma cultura organizacional

  1. 1) Defina missão e valores e crie um significado. ...
  2. 2) Fique atento à imagem dos líderes. ...
  3. 3) Estabeleça regras e crie uma identidade. ...
  4. 4) Crie rituais para fortalecer a cultura. ...
  5. 5) Dê feedbacks e faça pesquisa de clima organizacional. ...
  6. 6) Documente sua cultura organizacional.

Os principais tipos de cultura organizacional são a cultura de poder, cultura de pessoas, cultura de tarefas e cultura de papéis.

Veja, a seguir, os oito elementos da cultura organizacional.

  • Valores. São definidos principalmente pelo fundador da organização. ...
  • Crenças e pressupostos. ...
  • Ritos, rituais e cerimônias. ...
  • Histórias e mitos. ...
  • Tabus. ...
  • Heróis. ...
  • Normas. ...
  • É o processo de troca de informações, sendo essencial para a vida da organização.

Quais são os Componentes da Cultura Organizacional?

  1. Histórias e mitos. A cultura organizacional é construída por meio de narrativas. ...
  2. Rituais e cerimônias. ...
  3. Símbolos materiais. ...
  4. Linguagem e comunicação.

Na cultura do Nubank, o cliente deve ser tratado de forma honesta e amigável, trazendo a descomplicação e a descontração para um sistema burocrático em sua raiz.

Além disso, a cultura organizacional da Coca-Cola tem como foco a diversidade e inclusão e possui 4 pilares principais: criar, articular, regular e avaliar, que vão desde a atração e retenção de talentos até a avaliação e otimização dos processos.