Como saber o grau da lente da catarata?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Como é feito o exame de biometria? Ao ser posicionado no equipamento, o paciente é conduzido a olhar para o local indicado . Neste momento, o aparelho mede o comprimento dos olhos, profundidade da câmara anterior e utiliza as informações para calcular o grau da lente, que será utilizada na cirurgia de catarata..

Na lacuna ao lado do termo “Esfera” ou “Esf.”, o oftalmologista irá indicar o grau esférico da lente, que é medido em dioptrias.

Geralmente, classificamos a doença em grau 1 ao 4. Quanto maior o grau, pior a visão do paciente e mais dura é a catarata, o que pode aumentar a dificuldade da cirurgia. Por isso, é ideal operar quando o grau da doença se encontra no estágio 1 ou 2.

Porém, existe outra situação que pode acontecer. Após meses ou anos da cirurgia é a opacificação da cápsula posterior do cristalino, que provoca uma visão borrada. Quando isso acontece, os médicos dizem que ocorre uma “segunda catarata”, mas isso não quer dizer que a doença voltou.

Para saber qual grau do seu óculos, você precisa olhar todos os números da sua receita de óculos e os sinais que os acompanham.

O exame que o oftalmologista faz para saber o grau se chama Refração. A refração pode ser feita pelo refrator automático aparelho que calcula o grau sem a necessidade do paciente manifestar-se. Porém, ele não é tão eficaz como o exame em que o paciente menciona qual a lente que vê melhor.

A forma mais correta e prática de descobrir se o óculos novo está com o grau correto, de acordo com a receita, é levá-lo ao oftalmologista assim que recebê-lo. Dessa forma, o profissional fará a conferência do grau e das medidas dos olhos aferidas para a montagem das novas lentes na armação.

Lente intraocular implantada em cirurgia de catarata deve ser fornecida pelo SUS e plano de saúde.

As lentes mais modernas para o tratamento de catarata são, atualmente no ano de 2022, as lentes de foco estendido (lentes EDOF do inglês Extended depth of focus).

É possível corrigir o grau dos óculos com a cirurgia de catarata? Sim. Ao remover as lesões presentes no cristalino ocular, a cirurgia também consegue tratar de casos de miopia, astigmatismo e vista cansada.

O fator mais importante para ser considerado sobre a realização da cirurgia é a qualidade de vida. A regra é simples: a partir do momento em que a condição começa a atrapalhar e a gerar problemas de segurança e bem-estar, é hora de operar.

Uma catarata madura significa que se tornou grande e densa (visto nesta foto como a área azulada/branca no meio do olho). Com uma catarata madura, a lente do olho é opaca (o que significa que você não pode ver através dela), limitando severamente a visão.

Antigamente, a cirurgia era uma alternativa apenas para pacientes que se encontravam em estágio avançado. Porém, atualmente, o procedimento é indicado para todos pacientes que sentem a visão prejudicada pela doença. Sendo assim, o quanto antes operar, melhor.