Como é feita a cirurgia de catarata no olho?

Perguntado por: ubonfim . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.9 / 5 7 votos

A cirurgia de catarata envolve métodos delicados, porém muito precisos. O procedimento consiste em aspirar o cristalino danificado e implantar uma lente intraocular (LIO) em seu lugar – que será responsável por desempenhar a função do cristalino.

Os principais riscos da cirurgia de catarata são sangramento ocular, inchaço e perda de fluidos dos olhos, infecção e descolamento da retina, camada da parte interna dos olhos. A cirurgia é considerada um procedimento simples e seguro, porém como qualquer cirurgia possui riscos.

A única forma de tratamento da doença é cirúrgica. A Cirurgia de Catarata a Laser é um procedimento cirúrgico rápido e seguro, que é totalmente realizado com apoio de equipamentos de alta tecnologia. Feito sem a necessidade de cortes ou suturas profundas, o paciente faz a cirurgia e volta para casa no mesmo dia.

Neste procedimento o paciente é submetido a uma anestesia local (colírios) e, logo após, através de duas pequenas incisões corneanas, o cristalino opacificado é fragmentado, aspirado e removido, sendo substituído por uma lente intraocular transparente dobrável, sem a necessidade de pontos.

Depois da cirurgia de catarata, é necessário tomar alguns cuidados como: evitar coçar, massagear ou esfregar os olhos e também optar por dormir no lado oposto do olho operado por 7 dias. Deve-se usar óculos de sol por um período de 1 semana pois é muito comum a sensibilidade à luz nos primeiros dias.

Não há risco de ficar cego durante a cirurgia de catarata. Porém, pacientes que desenvolvem endoftalmite no pós-operatório podem perder a visão.

Quais são os cuidados pós-operatórios da cirurgia de catarata?

  1. Utilizar os medicamentos prescritos pelo médico. ...
  2. Evitar atividades físicas intensas. ...
  3. Evitar tocar ou coçar os olhos. ...
  4. Usar óculos de sol. ...
  5. Evitar ambientes com muitas pessoas. ...
  6. Não dirigir no dia da cirurgia. ...
  7. Comparecer às consultas de acompanhamento.

O paciente poderá abaixar a cabeça normalmente desde que o faça com cuidado. Faça caminhadas a partir do dia seguinte ao da cirurgia. É recomendado aguardar, no mínimo, dez dias para fazer ginástica e quinze dias para hidroginástica.

O contraste da visão aumenta após a cirurgia de Catarata
A cirurgia, portanto, muda a forma como você enxergará o mundo. Dependendo do caso, você pode se acostumar a enxergar as cores de maneira desbotada e com menos qualidade. Após a operação, isso muda e é possível perceber as imagens de maneira mais intensa.

Dentro de casa não há a necessidade de usar óculos escuros, porém, o ideal é que você os use por, pelo menos, 30 dias após a cirurgia.

Para que o cristalino opaco seja retirado, o cirurgião realiza um pequeno corte no globo ocular operado, com cerca de 2,75mm. Assim, todo o procedimento é realizado e o paciente pode receber alta minutos após a cirurgia. Apesar da operação envolver um corte, ele não precisa de suturas, já que é autosselante.