Quem faz cirurgia de catarata tem direito ao INSS?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.4 / 5 17 votos

Diante disso, é possível requerer o benefício ao INSS, porém, é necessário que fique comprovado ao perito médico o avanço da catarata ao ponto de gerar incapacidade para trabalhar, uma vez que a catarata em estágio inicial não apresenta muitos danos à visão, inviabilizando a concessão do benefício por cegueira.

Você receberá um atestado de 10 (dez) dias para o seu período de recuperação pós operatória da cirurgia de catarata, mas eu recomendo que você continue a se cuidar por um total de 15 (quinze) dias.

Para pedir o auxílio doença no INSS basta acessar o site ou aplicativo do Meu INSS e solicitar o auxílio doença na aba “Benefícios”. Desse modo, você vai preencher e anexar de acordo com o que for solicitado e partir para a perícia. Entretanto, se esse pedido for negado, você ainda pode pedir pela via judicial.

Fique atento ao prazo para solicitar o seu auxílio-doença no caso de cirurgia. Depois de operado, o segurado tem até 30 dias para solicitar o benefício ao INSS. Não importa o tipo de cirurgia que você tenha realizado, o prazo é o mesmo: 30 dias.

Em geral, é possível voltar a realizar atividades leves, como utilizar o computador ou o celular, no mesmo dia da cirurgia. Já para trabalhos que não envolvam água de piscina, mar, materiais agressivos ou poeira, é possível voltar em 48 horas.

A habilidade de ler ou realizar outras atividades sem óculos varia de pessoa para pessoa, mas geralmente é melhor quando a lente multifocal é implantada em ambos os olhos. Geralmente leva 6 a 12 semanas após a cirurgia do segundo olho para que o cérebro se adapte e a visão melhore completamente.

O paciente poderá abaixar a cabeça normalmente desde que o faça com cuidado. Faça caminhadas a partir do dia seguinte ao da cirurgia. É recomendado aguardar, no mínimo, dez dias para fazer ginástica e quinze dias para hidroginástica.

Aposentadoria por invalidez: até 90 dias; Auxílio-doença (benefício por incapacidade): 45 dias; O auxílio acidente: até 60 dias.

De acordo com a legislação vigente, o valor a receber em caso de afastamento do trabalho pelo INSS é, no geral, de 91% sobre a média de 80% de seus maiores salários de contribuição. Portanto, se o segurado tem 5 anos de contribuição, isso significa que já contribuiu 60 vezes ao INSS.

Possuir a assinatura do profissional, conter o carimbo de identificação com o registro do Conselho de Classe; Conter o CID ou as informações sobre a doença; Previsão do tempo estimado de repouso devido ao problema de saúde.

Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço “laudo médico”; Clique no benefício para o qual deseja o laudo.

Para solicitar o auxílio-doença, é preciso apresentar alguns documentos, tais como: Documento de identificação com foto (RG, CNH, Passaporte, etc.) CPF. Carteira de trabalho.

No entanto, é expressamente proibido coçar ou esfregar os olhos. É um desafio, já que qualquer pessoa por vezes sente essa necessidade, mas mantenha o autocontrole para evitar traumas. Outros cuidados podem te ajudar neste sentido, como evitar qualquer contato com vento, poeira e, no caso das mulheres, maquiagem.

Dentro de casa não há a necessidade de usar óculos escuros, porém, o ideal é que você os use por, pelo menos, 30 dias após a cirurgia.