Quais são as causas da catarata?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Quais são as causas da catarata? A maioria dos casos de catarata acontece como parte do processo de envelhecimento, mas é possível desenvolver a doença como consequência de traumatismos oculares, do uso inadequado de algumas medicações, como complicação de alguma outra doença, ou por excesso de exposição à luz solar.

Proteja seus olhos do sol
A incidência de raios ultravioleta é um agravante para a possibilidade de desenvolver catarata. Por isso, use óculos que protejam sua visão filtrando 100% desses raios. Especialmente se sua atividade profissional envolve exposição ao sol. O uso de chapéus e bonés também é um bom recurso.

A catarata é caracterizada pelo comprometimento natural do cristalino, lente localizada atrás da íris. À medida que a idade avança, os olhos passam por um processo natural de envelhecimento, provocando a presbiopia, chamada popularmente de visão cansada. Em consequência, o cristalino perde elasticidade.

Como tratar a catarata nos olhos? O único tratamento totalmente eficaz na cura da catarata nos olhos é a cirurgia. Através dela, o cristalino é substituído por uma lente intraocular artificial.

Alguns fatores contribuem para o aparecimento ou a piora da catarata, entre eles a obesidade, o diabetes, a hipertensão arterial, a arteriosclerose, distúrbios das glândulas endócrinas, o uso de medicamentos com cortisona, tabagismo e enfisema pulmonar.

O uso de óculos com proteção contra os raios UVA e UVB, além de chapéus e bonés durante a exposição solar podem ajudar na prevenção da catarata. Mantenha uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes e verduras.

Ocorre em pessoas idosas (é relacionada a idade), geralmente após os 60 anos. – congênita: a criança geralmente já nasce com catarata. Ocorre por doenças da mulher (como a rubéola e a toxoplasmose) durante a gravidez. Freqüentemente está acompanhada de outras alterações.

Após atingir estágios avançados a catarata pode levar a cegueira em poucos meses. Ao contrário de antigamente, hoje não é necessário esperar a catarata “amadurecer” para fazer a cirurgia.

Clarvisol, para o que é indicado e para o que serve? Clarvisol® é indicado para o tratamento e prevenção do progresso da catarata.

Para diagnosticar a catarata, o médico oftalmologista pode solicitar diferentes exames, como teste de acuidade visual, exame de lâmpada de fenda, mapeamento de retina, entre outros. Normalmente, eles envolvem a verificação da qualidade da visão do paciente, assim como da parte interna do olho e suas estruturas.

E vamos a um questionamento: você que é possível ter catarata em apenas um olho? Pois a resposta é SIM!

O aumento da rigidez do cristalino impede o movimento de acomodação e torna-se cada vez mais difícil enxergar de perto, este é o fenômeno da PRESBIOPIA. Devo operar catarata? Tornando-se opaco, o cristalino espalha a luz que por ele passa, criando sintomas de ofuscamento, distorção de cores e opacidade.

Apesar de causar sérios efeitos na visão, a cegueira decorrente da catarata tem cura, via cirurgia, um procedimento considerado muito seguro e extremamente eficaz, retirando o cristalino, a lente original do olho, substituindo por uma lente intraocular, ou seja, uma prótese.