Como representar o nascimento da pátria?

Perguntado por: hpeixoto . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Descritos na Constituição Federal, os quatro símbolos oficiais do Brasil são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) e o Selo Nacional.

Pátria (do latim "patriota", terra paterna) indica a terra natal ou adotiva de um ser humano, que se sente ligado por vínculos afetivos, culturais, valores e história.

O nosso Brasil! Quando pensamos em Brasil, temos orgulho desta terra imensa e linda!

Pátria é o nosso céu, nosso povo e nosso solo. Pátria é nosso berço, nossa casa, nosso cemitério e o túmulo dos antepassados. Pátria é nosso lar, nossa família que nos dá alegria e felicidade. Pátria é nossa liberdade, nossa fé, nossa vida.

O patriota é aquele que ama seu país e procura servi-lo da melhor forma possível, com um sentimento voluntário de amor e pertencimento. Ele ama sinceramente os heróis e os pais fundadores da nação e suas riquezas naturais, e compartilha desse sentimento com todos que fazem o mesmo.

Patriotismo é o sentimento de orgulho, amor, devolução e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão, riquezas naturais e patrimônios material e imaterial, dentre outros) e ao seu povo. É razão do amor dos que querem servir o seu país e ser solidários com os seus compatriotas.

Resposta: Ela vem de pátria, que vem do Latim PATRIOTA, “o que ama ou serve à pátria”, do Grego PATRIOTÉS, de PATRIS, “terra natal”, por sua vez derivado de PATÉR, “pai”.

Por que Brasil? O Brasil recebeu este nome porque nos primeiros anos de sua colonização era extraída das matas na costa brasileira a madeira chamada pau-brasil. Ela era usada para tingir tecidos e a cor que produzia era a cor da brasa.

A data homenageia os símbolos que representam o Brasil e a identidade da nação no mundo. Descritos na Constituição Federal, os quatro símbolos oficiais do Brasil são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) e o Selo Nacional.

São símbolos Nacionais: A Bandeira, o Hino, as Armas e o Selo. Os símbolos nacionais são protegidos por lei. Seu uso, os padrões e modelos são compostos em conformidade com as especificações e regras básicas estabelecidas na lei... LEI No 5.700, DE 1 DE SETEMBRO DE 1971.

Nesta quarta-feira (7) se comemora a Independência do Brasil, um feriado nacional que carrega muita história. Em homenagem a essa data tão especial, contamos a história dos quatro símbolos que representam o Brasil: a Bandeira, o Hino, o Selo e o Brasão.

Nutre identidade com os vultos históricos e as riquezas naturais. Ele serve ao seu país e é solidário aos que devotam o mesmo sentimento de patriotismo.

O patriotismo fortalece o senso de identidade coletiva e estimula a cidadania ativa, promovendo o respeito pelos símbolos nacionais como a bandeira e hino de um país, contribuindo para a unidade e coesão da nação.

A palavra patriotismo é definida como um sentimento de orgulho, amor e devoção à pátria. Logo, por meio de símbolos, cultura, história, riquezas nacionais, na qual se expressa à ideia de identidad...

Patriotismo: amar a Pátria, sua história, símbolos, tradições e nação – sublimando a determinação de defender seus interesses vitais com o sacrifício da própria vida.