Como repor rapidamente a vitamina D?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Os principais exemplos de alimentos fontes de vitamina D são: atum, sardinha crua, sardinha enlatada, óleo de peixe, manteiga, fígado de boi, fígado de frango e cogumelos.

Exponha-se ao Sol
Deve-se tentar uma exposição solar adequada, em horários de segurança para não aumentar o risco de câncer de pele. O período do dia mais propício para estimular a obtenção de vitamina D é entre 10h e 15h. Isso porque é nessa faixa de tempo que a incidência de raios UVB atinge seu pico.

De modo geral, o tempo de suplementação varia entre 6 a 8 semanas. Contudo, a duração da suplementação depende da necessidade individual de cada pessoa, baseada nos exames médicos que comprovam a deficiência de vitamina D. Portanto, apenas um médico pode indicar o tempo ideal.

Infelizmente, nenhuma fruta contém vitamina D.
É preciso ressaltar, no entanto, que os cogumelos produzem vitamina D2, enquanto os animais produzem vitamina D3.

Como melhorar a absorção do nutriente?

  1. Pessoas de pele clara devem tomar entre 15 a 20 minutos de sol, três vezes por semana.
  2. Pessoas de pele mais escura, recomenda-se um tempo de 3 a 5 vezes maior para sintetizar a mesma quantidade de vitamina D.

O diagnóstico é feito através de uma exame de sangue chamado 25-hidroxivitamina D, e os valores de referência são:

  1. Deficiência grave: menor que 20 ng/ml;
  2. Deficiência leve: entre 21 e 29 ng/ml;
  3. Valor adequado: a partir de 30 ng/ml.

Qual parte do corpo absorve melhor a vitamina D? Não existe uma parte do corpo que absorve melhor a vitamina D. Este processo ocorre da mesma forma em todas as partes do corpo. A quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta.

O uso de protetor solar é o principal fator de bloqueio da absorção de vitamina D.

Certifique-se de evitar doses excessivas de vitamina D. Geralmente, para pessoas com níveis adequados de vitamina D, tomar suplementos de 4.000 UI ou menos por dia é considerado seguro. Os profissionais de saúde podem prescrever suplementos de vitamina D para pessoas com insuficiência ou deficiência.

Quem pensa que a vitamina D permanece no organismo até ao Verão seguinte, não pode estar mais enganado. Estima-se que a vitamina D permaneça no tecido adiposo entre três semanas e dois meses.

Existem dois tipos de vitamina D disponíveis, a vitamina D2 (ergocalciferol) que é de origem vegetal e a vitamina D3 (colecalciferol) de origem animal. A diferença entre eles é que novos estudos (que você pode consultar no final desse post) sugerem que a vitamina D3 é melhor absorvida pelo organismo.