Como relaxar o esôfago?

Perguntado por: iramires . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 11 votos

Os espasmos do esófago são difíceis de tratar. No entanto, os sintomas podem ser aliviados com nitroglicerina, nitratos de ação prolongada, diciclomina ou com bloqueadores dos canais do cálcio, como a nifedipina. Por vezes são necessários analgésicos potentes para alívio das dores.

Anticolinérgicos, antidepressivos tricíclicos, nitroglicerina e nitratos de ação prolongada têm sucesso limitado. Bloqueadores do canal de cálcio administrados por via oral (p. ex., verapamil, 80 mg, 3 vezes por dia, nifedipina, 10 mg, 3 vezes por dia) podem ser úteis.

Tratamento e Processo
Estenose do esôfago é geralmente um problema mecânico, que pode ser tratada com o alongamento (dilatação). Isto pode ser feito de diferentes maneiras. Balões dilatadores: a dilatação do esôfago pode ser feita usando balões durante a endoscopia.

Os fatores associados são: estresse, alimentação, posição inadequada, exercícios físicos, colelitíase, doença ulcerosa péptica. O principal tratamento é o aconselhamento e explanação sobre o problema, visto que, em 80% dos casos, trata-se de um distúrbio psicossomático, de depressão ou de ansiedade.

Evitar refeições pesadas, especialmente nas horas que antecedem o deitar. Reduzir o consumo de tabaco e de álcool. Evitar a ingestão de grandes quantidades de cafeína, chocolate, hortelã-pimenta e alimentos com um teor elevado de gorduras. Manter o peso controlado ou, se necessário, perder peso.

Realização de exercícios moderados de alongamento; Utilização de compressa quente para ativar a circulação sanguínea na região; Realização de automassagem em movimentos circulares e leves para diminuir as dores na região.

Chás relaxantes: valeriana
Um dos remédios naturais mais indicados para o combate ao estresse e à ansiedade é a valeriana, planta com propriedades calmantes, sedativas e que aliviam tensões corporais – suavizando, por exemplo, espasmos musculares.

Isto pode ser feito de diferentes maneiras:

  1. - Dilatadores flexíveis: uma série de sondas graduadas (espessura crescente) chamadas de sondas termoplásticas. Estes são tubos que passam através do esôfago para o estômago. ...
  2. - Balões dilatadores: a dilatação do esôfago pode ser feita usando balões durante a endoscopia.

Sabe aquela sensação de alguma coisa trancada na garganta quando engole? Essa sensação de que parece que engolimos um comprimido que não desceu é chamada de globus faríngeo. Existem diversas causas para ela. A mais comum é por doença do refluxo.

A disfagia pode ser ocasional, resultado da ingestão rápida de alimentos ou da falta de mastigação adequada. Nesse caso, não merece preocupação, apenas requer uma mudança de hábito. Porém, quando ela passa a ser persistente pode se traduzir em um problema médico grave, devendo ser devidamente avaliada.