Como recuperar o brilho de semi joias?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Limpar semijoia com pasta de dente

  1. Passe uma fina camada de pasta de dente em uma flanela ou nos dedos;
  2. Passe sobre a semijoia esfregando suavemente;
  3. Deixe agir por 5 minutos;
  4. Esfregue novamente;
  5. Enxague bastante em água corrente;
  6. Seque com um pano seco e macio polindo para dar brilho.

Limpeza com sabão neutro
Essa é a dica principal para limpeza das semijoias, pois é uma técnica rápida e eficaz. Você só vai precisar de um sabonete neutro, ou seja, com Ph equilibrado, água e uma escova de dentes com cerdas macias para esfregar no seu acessório.

Seque sua joia folheada com o papel absorvente ou flanela de forma a não deixar nenhuma umidade. Pegue uma flanela seca e esfregue bem a semijoia para dar um polimento. Isso fará que sua joia folheada recupere o brilho.

Com tudo em mãos, basta colocar um pouco de água no recipiente, com algumas gotas de detergente neutro. Misture bem. O próximo passo é colocar a sua joia imersa nessa solução e deixá-la ali por, em média, 10 minutos. Assim que o tempo passar, remova o produto e realize a limpeza com a ajuda da escova de dentes.

Coloque uma colher de sabão em pó no vinagre bem quente e aguarde 5 segundos. Coloque as peças dentro e deixa lá por cerca de 60 segundos. Para um melhor resultado, pegue as peças com o líquido e esfregue bem. Retire as peças de dentro do vinagre e passe-as em água corrente.

Água e sabão de coco
Você também pode utilizar o sabão de coco para uma limpeza completa em sua semijoia. O processo é o mesmo: utilize uma escova de dentes para a aplicação do produto até remover toda a sujeira, em seguida é só secá-las corretamente.

A mistura de 2 colheres de sopa de detergente, meio copo de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, é uma boa aliada nesse caso. Para limpar a bijuteria, você deve preparar a solução e deixar o acessório de molho por aproximadamente quinze minutos nela.

Então, basta fazer o polimento das peças, esfregando-as cuidadosamente com a flanela por alguns minutos. Apenas esse procedimento já traz um resultado incrível e devolve instantaneamente o brilho natural. Oriente as suas clientes a repetir esse processo sempre que usar os acessórios, antes de guardá-los.

Mesmo que para peças de prata, truques como creme dental branco ou bicarbonato de sódio sejam excelentes, para semijoias eles não são recomendados. Produtos químicos como álcool, acetona, removedor ou desinfetantes podem danificar sua semijoia, de modo que não haja chance de recuperar.

Lave suas semijoias corretamente
Deixe sua peça de molho por 15 minutos em água morna, contendo um pouco de sabão de coco líquido ou barra. Após feito isso, lave-a bem até tirar todo o sabão.

As semijoias escurecem, também, por motivos biológicos. Algumas pessoas eliminam mais ácido úrico pela pele e isso causa oxidação na peça. Em si, o ácido úrico não apresenta riscos aos indivíduos, desde que em níveis controlados. Mas, quando ele é secretado juntamente com o suor, promove um processo básico de corrosão.

Indicado para uso em peças folheadas a ouro e semi-joias. Modo de Usar: Passe o produto na peça (com o auxílio de um algodão) ou mergulhe-a dentro do líquido até obter a limpeza (média de 40 segundos) podendo variar de acordo com o estado da peça.

Removendo a oxidação de metais com água morna e bicarbonato:
Coloque as joias oxidadas sobre o papel alumínio dentro da tigela. Cubra com bicarbonato e depois com a água quente. Aguarde alguns minutos. Retire as joias, lave em água corrente e seque com um pano macio.