Pode lavar frutas com álcool 70?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Frutas como a banana, por exemplo, podem ter a casca desinfetada com um papel toalha embebido em álcool 70% e depois serem descascadas para consumo.

Para as frutas, verduras e legumes que consumimos normalmente sem a casca, a higienização pode ser mais simples, mas não dispensada. Vale jogar uma solução diluída de álcool ou hipoclorito de sódio para borrifá-las. Depois, basta secá-las com um papel absorvente e guardar.

No caso de frutas como a pera e a maçã, lave imediatamente antes do consumo para não escurecê-las ou desgastá-las.

Deixar o produto de molho em água misturada com vinagre ou bicarbonato de sódio ou água sanitária é a medida mais eficiente. A higienização de frutas, legumes e hortaliças não requer grandes esforços.

Para isso, você vai precisar diluir entre 40% a 50% do vinagre (ou 2 colheres de sopa) em 1 litro de água. Misture a porção e coloque os alimentos. Deixe-os submersos por aproximadamente 20 minutos. Em seguida, enxágue em água corrente.

hipoclorito de sódio

Como limpar corretamente frutas, legumes e verduras contra vírus, bactérias e fungos? O que mais se utiliza é o hipoclorito de sódio (água sanitária) diluído em água. É o mais barato para limpeza. A solução pode ser feita com duas colheres de sopa (em torno de 20 ml) de hipoclorito de sódio para cada litro de água.

Agora leve suas frutas, verduras e legumes para lavar em água corrente. Se forem folhas, lavar cada uma separadamente. Em seguida, você pode colocar de molho em água clorada. As instruções de preparo são simples: use água sanitária (sem alvejante e perfume) com 1% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 1%.

álcool 70% – eficaz para desinfecção de bactérias, fungos, vírus e na limpeza de superfícies. Essa substância pode ser usada para limpar chaves, sacolas, vidros, embalagens de supermercado, sola de sapatos e mãos.

O álcool 70% possui concentração ótima para o efeito bactericida, porque a desnaturação das proteínas do microrganismo faz-se mais eficientemente na presença da água, pois esta facilita a entrada do álcool para dentro da bactéria e também retarda a volatilização do álcool, permitindo maior tempo de contato.

Em um recipiente fundo, coloque 1 litro de água e 1 colher (sopa) de bicarbonato ou água sanitária (vinagre de álcool também pode ser usado). Você também pode usar misturas prontas vendidas nos mercados para higienizar as frutas. Deixe as cascas de molho nessa mistura por pelo menos 20 minutos.